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Práticas educativas de mães e de professores e suas relações com comportamentos infantis

Processo: 15/20246-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Jéssica Aline Rovaris
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/24224-5 - Práticas educativas de mães e de professores e suas relações com comportamentos infantis, AP.R
Assunto(s):Práticas pedagógicas   Desenvolvimento   Prevenção   Distúrbios do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento | práticas educativas | prevenção | problemas de comportamento | Problemas de comportamento

Resumo

Muitos estudos apontam que problemas de comportamento e habilidades sociais educativas são variáveis que estão diretamente relacionadas. O manejo inefetivo dos pais e professores pode levar a sérios problemas de comportamento, promovendo falhas no desenvolvimento de comportamentos sociais positivos e comunicativos da criança. As famílias e escolas que estimulam comportamentos socialmente habilidosos por meio de disciplina consistente, interação positiva e supervisão das atividades das crianças, parecem favorecer o desenvolvimento social e cognitivo de seus filhos. Nesse contexto o estudo das habilidades sociais educativas e práticas negativas de educação se revestem de importância por promoverem o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças nas situações de interação. Objetiva-se, neste estudo, estudar práticas parentais (positivas e negativas) de pais e de professores, comportamentos dos filhos (habilidades sociais e problemas de comportamento), considerando o diagnóstico ou não de problema de comportamento em um ou dois ambientes (família e escola). Serão participantes em torno de 200 mães/ cuidadoras de crianças pré-escolares e do ensino fundamental e as professoras das crianças, a partir dos instrumentos: a) Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P); b)Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Para Professores (RE-HSE-PR); c) Child Behavior Cheklist (CBCL); d)Teachers Report Form (TRF); e) Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas - Pais (QRSH-P); f) Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas - Professores (QRSH - Pr). Os dados serão na comparação de diferentes grupos.

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