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Desenvolvimento de Tecnologia Educacional Digital sobre Prática Sexual Segura e Contracepção com os Adolescentes

Processo: 15/05432-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ana Marcia Spano Nakano
Beneficiário:Lilian Mayumi Chinen Tamashiro
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes   Anticoncepção

Resumo

A educação sexual na adolescência é de extrema importância para a saúde pública, visto que os adolescentes iniciam a prática sexual precocemente, podendo enfrentar diversos riscos como: as doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez indesejada, o aborto, dentre outros. Atualmente, a tecnologia está presente em todos os setores da vida social, inclusive no cotidiano dos adolescentes e também na educação. Com isso, os objetivos deste projeto são: identificar as necessidades de aprendizagem sobre a prática sexual segura e contracepção junto aos adolescentes e desenvolver uma tecnologia educacional digital sobre o tema com a participação ativa dos adolescentes. Embasado no design participativo, será construído um serious game, utilizando o modelo User-Centered Design, composto por 7 fases: escolha do tema e fatores motivacionais para o desenvolvimento do projeto; avaliação e análise das necessidades dos adolescentes sobre o tema; identificação de soluções baseadas na literatura; articulação dos objetivos, relacionando as necessidades de aprendizado e o conteúdo; análise de questionamentos dos adolescentes; desenvolvimento detalhado da temática e do conteúdo; avaliação e validação do game. Espera-se realizar um estudo completo juntamente aos adolescentes para verificar suas necessidades com relação ao tema e, assim, desenvolver o roteiro do jogo com base na literatura para garantir a veracidade do conteúdo. Pretende-se criar um game que se adapte às necessidades do usuário e impactar positivamente no comportamento dos adolescentes perante a prática sexual segura e contracepção, diminuindo os possíveis riscos.

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