Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da suplementação de vitamina C no desempenho produtivo e regeneração tecidual do zebrafish (Danio rerio)

Processo: 15/13798-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Margarida Maria Barros
Beneficiário:Pedro Henrique Ventura de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ácido ascórbico   Necessidades nutricionais   Saúde animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ácido ascórbico | Exigências nutricionais | Regeneração de nadadeiras | Saúde | Nutrição e Saúde de Peixes

Resumo

O presente estudo tem por objetivo avaliar o desempenho produtivo e velocidade de regeneração da nadadeira caudal de juvenis de Danio rerio alimentados com dietas contendo níveis crescentes de vitamina C. Será elaborada uma ração referencia semi-purificada e a partir dela seis rações-teste serão confeccionadas para conter os níveis de suplementação de vitamina C de 0, 75, 150, 300, 600 e 1200 mg kg-1. Um total de 900 juvenis de Danio rerio com 28 dias de vida serão distribuídos de forma aleatória em 30 aquários com capacidade de 15l cada, constituindo um delineamento experimental com seis tratamentos e cinco repetições. Após um período experimental de 60 dias, os animais serão capturados e anestesiados para a avaliação do ganho de peso, comprimento médio, consumo de ração, conversão alimentar aparente, taxa de crescimento especifico e taxa de sobrevivência. Para análise da velocidade de regeneração da nadadeira caudal, 12 animais de cada tratamento serão anestesiados e com o auxílio de um bisturi terão sua nadadeira amputada na região onde ocorre a bifurcação da nadadeira. Para a determinação da porção regenerada nos dias 7, 14 e 21 após a amputação, quatro animais de cada tratamento serão sacrificados e posteriormente submetidos ao sistema analisador de imagem Leica Qwin v.3.0. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PUCCI FIGUEIREDO CARVALHO, PEDRO LUIZ; VENTURA ALMEIDA, PEDRO HENRIQUE; XAVIER, WILLIAM DOS SANTOS; TIAGUA VICENTE, IGOR SIMOES; GUIMARAES, MATHEUS GARDIM; DAMASCENO RODRIGUES, EDGAR JUNIO; ITO, PAULO INCANE; PEZZATO, LUIZ EDIVALDO; BARROS, MARGARIDA MARIA. Vitamin C supplementation improves growth performance and caudal fin regeneration in zebrafish (Danio rerio). AQUACULTURE NUTRITION, v. 27, n. 1, . (15/13798-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.