Busca avançada
Ano de início
Entree

O solo em dança contemporânea: reflexões e investigações prático-teóricas do corpo em processo de criação

Processo: 15/19491-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Mariana Baruco Machado Andraus
Beneficiário:Leandro de Souza
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dança contemporânea   Processo criativo   Teoria e prática   São Paulo (SP)

Resumo

O presente projeto de pesquisa em mestrado tem como objeto de estudo a investigação prático-teórica acerca de um modo de fazer dança que se tornou emblemático na dança contemporânea da atualidade: o Solo. A pesquisa será subsidiada pelo estudo dos pensamentos desenvolvidos por autores como Laurence Louppe, Michel Focault, Stuart Hall e de pressupostos estético-filosóficos discutidos e apresentados por artistas e pesquisadores das artes da cena no Brasil citados no projeto. Paralelamente será desenvolvida uma análise da trajetória artística do pesquisador a partir de três solos marcos: "Ovelhas" - desenvolvido no início do curso de graduação em dança na Universidade Estadual de Campinas, "Nunca Mais Bom Crioulo" - trabalho de conclusão deste mesmo curso e "Sismos e Volts"­ - último experimento solo realizado em 2013-2014, passados quatro anos da formatura. Como parte da metodologia de pesquisa serão selecionados dois artistas atuantes da dança contemporânea da cidade de São Paulo, com os quais serão realizadas entrevistas a partir de uma obra coreográfica específica de cada um. Adicionalmente, ainda como parte da metodologia, será desenvolvido um experimento de criação solo em dança elaborado a partir da investigação de todos esses processos, com o intuito de movimentar corporalmente conceitos que, nesta pesquisa, são entendidos como basilares à própria dança contemporânea, a saber, a necessária presença do sujeito no fazer-dança-contemporânea. Espera-se com esta pesquisa desenvolver um argumento para um fenômeno observável e observado no panorama da dança contemporânea, que é a tendência em desenvolver trabalhos solos, entrecruzando a própria experiência com a de artistas experientes em dança contemporânea e referenciais teóricos brasileiros e internacionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.