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Caracterização microestrutural de ligas de alumínio dissimilares soldadas por fricção e mistura (FSW)

Processo: 15/04902-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Cassius Olivio Figueiredo Terra Ruchert
Beneficiário:Alexandre Lourenção Caselatto
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Inovações tecnológicas   Rebitagem   Ligas de alumínio   Tração   Dureza   Caracterização microestrutural   Microscopia óptica   Microscopia eletrônica de varredura   Microscopia eletrônica de transmissão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ligas de alumínio | Potencial de corrosão | Solda fricção em materiais dissimilares | Fadiga e Fratura dos Materiais

Resumo

A pesquisa por novos materiais e processos que possam garantir aeronaves mais leves e operacionalmente mais viáveis, têm-se dado praticamente em todos os componentes de uma aeronave, com consequência direta no menor consumo de combustível, beneficiando o fabricante, os operadores e a população em geral, pois aplica o conceito de 'aeronave verde'. Nestes quesitos, materiais/processos, destacam-se as ligas de alumínio (2xxx e 7xxx) e a solda por fricção mistura (FSW- Friction Stir Welding) por sua relação custo/benefício. Este estudo tem por objetivo principal caracterizar, de forma minuciosa e detalhada, o material base, a região da solda termicamente e termomecânicamente afetada ('nugget') de ambos os materiais. Dentre os ensaios destacam-se a caracterização microestrutural, através da Microscopia Óptica (MO), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET), perfil de dureza, nanodureza e ensaios de tração. Estes dados evidenciam uma avaliação mais ampla e confiável sobre a viabilidade de uso dessa tecnologia e permitem predizer o comportamento de uma junta desse tipo durante a operação de uma aeronave, pois esta pesquisa propiciará o avanço no conhecimento para uso deste processo na estrutura da janela, substituindo o atual processo de rebitagem. Além disso, tal projeto possui o desafio de fornecer as informações que compõem a base da pirâmide no conceito de desenvolvimento tecnológico por 'building block'.

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