Busca avançada
Ano de início
Entree

Definição de um Design de Estudos Empíricos em Técnicas de Teste para Programas Concorrentes

Processo: 15/23653-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Simone Do Rocio Senger de Souza
Beneficiário:Silvana Morita Melo
Supervisor no Exterior: Jeffrey C. Carver
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Alabama (UA), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/05046-9 - Definição de um Framework para Avaliação Sistemática de Técnicas de Teste no Contexto de Programação Concorrente, BP.DR
Assunto(s):Engenharia de software
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concurrent programming | Empirical study | software testing | Engenharia de Software

Resumo

O teste de software concorrente tem sido intensamente investigado, apresentando uma vasta gama de técnicas e ferramentas de teste. Entretanto, não há um corpo de evidências consolidado que possibilite aos desenvolvedores de aplicações concorrentes na academia ou indústria selecionar dentre as várias técnicas disponíveis, aquela que apresente melhor custo/ benefício quando é incorporada a atividade de teste da organização. O projeto de estágio no exterior está relacionado ao projeto de doutorado que visa investigar as principais alternativas a atividade de teste no contexto de aplicações concorrentes com objetivo de desenvolver um framework para auxiliar na avaliação e seleção dessas técnicas. Dada a experiência do supervisor externo na área de engenharia de software empírica. O projeto desenvolvido em parceria com a Universidade do Alabama tem como objetivo definir um design para estudos empíricos a fim de conduzir experimentos sobre técnicas de teste no contexto da programação concorrente. Este é um fator importante para o projeto de doutorado que o estágio está subordinado, proporcionado fundamentos para o desenvolvimento de um corpo de conhecimento por meio da definição de um framework para seleção de técnicas/ferramentas de teste e base para ajudar os profissionais de teste a identificar a técnica mais apropriada para uso em seus projetos, adequadas as suas necessidades de tempo e custo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELO, SILVANA M.; CARVER, JEFFREY C.; SOUZA, PAULO S. L.; SOUZA, SIMONE R. S.. Empirical research on concurrent software testing: A systematic mapping study. INFORMATION AND SOFTWARE TECHNOLOGY, v. 105, p. 226-251, . (15/23653-5, 13/05046-9)
MELO, SILVANA MORITA; DE SOUZA, SIMONE DO ROCIO SENGER; SARMANHO, FELIPE SANTOS; LOPES DE SOUZA, PAULO SERGIO. Contributions for the structural testing of multithreaded programs: coverage criteria, testing tool, and experimental evaluation. SOFTWARE QUALITY JOURNAL, v. 26, n. 3, SI, p. 921-959, . (13/01818-7, 10/04042-1, 15/23653-5, 13/05046-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.