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PRECEPTIVAS HUMANISTAS E MUSICAIS NA TRATADÍSTICA QUINHENTISTA: um estudo das representações retóricas do exercício musical no Renascimento italiano

Processo: 15/22613-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Monica Isabel Lucas
Beneficiário:Delphim Rezende Porto Junior
Supervisor no Exterior: Giuseppe Gerbino
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Columbia University in the City of New York, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/26766-2 - Preceptivas humanistas e musicais na tratadística quinhentista: um estudo das representações retóricas do exercício musical no Renascimento Italiano, BP.DR
Assunto(s):Música antiga

Resumo

O presente projeto visa descrever o planejamento das atividades durante o estágio no Departamento de Música da Universidade de Columbia, Nova Iorque. Tratando-se de uma inédita pesquisa histórica baseada na análise bibliográfica sobretudo das publicações de música impressas em língua italiana e latina ao longo do século XVI na Itália, nosso objetivo com o estágio é aprofundar a contextualização e a recuperação do horizonte de sentido daquelas obras usufruindo, sobremaneira, da orientação do Prof. Dr. Giuseppe Gerbino, um dos mais destacados pesquisadores do Renascimento italiano da atualidade, e da infraestrutura e aparato que o Departamento de História da Música e o programa de "Medieval and Renaissance Studies" da Univ. de Columbia dispõe para o desenvolvimento de pesquisas sobre fontes primárias. Além do rico acervo de obras originais localizado na biblioteca de "Medieval & Renaissance Manuscripts", Columbia destaca-se justamente por unir com excelência o significativo arcabouço teórico e técnico do Velho Mundo com um forte intercâmbio de interlocutores e especialistas vindos de todas as partes do mundo. Embora no Brasil já se promovam estudos sobre os tratados musicais antigos - incluindo o apresentado por nós no precedente mestrado através da tradução com comentários do importante Il Transilvano (1593) de Girolamo Diruta - os pesquisadores dessa promissora, mas ainda pequena área, não têm ainda chance de promover o necessário debate científico com interlocutores que atuam nesse mesmo campo do conhecimento e nem acessar um acervo de fontes originais - sobretudo pela singularidade do nosso objeto de pesquisa. Durante este estágio pretende-se aprimorar, sobremaneira, os tópicos dos capítulos II e III da pesquisa original baseando-nos na extensa bibliografia de fontes originais e de pesquisas sobre as mesmas fartamente disponível nas bibliotecas específicas que a Univ. de Columbia mantém para os pesquisadores da música no Renascimento - inexistentes ainda no Brasil. Além de estabelecer o diálogo institucional entre ambas as universidades este estágio corroborará para a divulgação e publicação dos trabalhos aqui produzidos e vice-versa.

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