Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição de tensões e probabilidade de falha de coroas totais em zircônia graduada e bioinspirada

Processo: 15/11001-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Renata Marques de Melo Marinho
Beneficiário:Gabriela Freitas Ramos
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Zircônia   Próteses e implantes   Coroas dentárias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bioinspired | crowns | graded | zirconia | Prótese

Resumo

O objetivo geral será avaliar a probabilidade de falha de coroas dezircônia-porcelana com e sem gradação de vidro da zircônia, comestrutura convencional ou bioinspirada através da análise de Weibull e adistribuição de tensões nas coroas através da análise de elementos finitospelo critério da análise de Tensão Máxima Principal. Serão utilizados cempreparos anatômicos confeccionados em resina epóxi (Nema G10), queserão divididos em quatro grupos: Tradicional (Tr): infraestrutura emzircônia (Vita InCeram YZ) e cobertura de porcelana (Vita PM9);Graduada (Gr): infraestrutura em zircônia infiltrada por vidro e coberturade porcelana; Bioinspirada (Bio): infraestrutura em porcelana e coberturacom zircônia; e Bioinspiradagraduada (BioGr): infraestrutura emporcelana e cobertura com zircônia infiltrada por vidro. A porção maisexterna de todas as coroas será revestida com uma fina camada glaze. Acarga para fadiga deslizante corresponderá a 100N. Então os espécimesserão ciclados mecanicamente em um simulador de ciclos mastigatórios(BioPdi sliding) no qual uma ponta aplicadora fará 2.106 ciclos a umafrequência de 3 Hz. A cada 200.000 ciclos a máquina será interrompida eas coroas serão avaliadas quanto à presença de falhas (trincas,lascamentos ou descolamento entre porcelana e zircônia, fraturascatastróficas), em estereomicroscópio (Discovery. V20, Carl Zeiss, LLC,EUA). Caso os espécimes não apresentem nenhuma falha, continuarãosob teste de fadiga até que falhem ou até o término dos ciclos. Osespécimes que não falharem serão considerados "suspensos" na análise,A partir desta avaliação os resultados serão submetidos à análiseprobabilidade de falha com o método de Weibull, com intervalo deconfiança bilateral de 95%. Também será realizada uma análise deelementos finitos para avaliar a distribuição de tensão nas coroasconsiderando a Tensão Máxima Principal.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMOS, Gabriela Freitas. Distribuição de tensões e probabilidade de falha de coroas totais em zircônia tradicional, graduada e bioinspirada. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Ciência e Tecnologia. São José dos Campos São José dos Campos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.