Busca avançada
Ano de início
Entree

Ele quase chegou perto. Er war knapp dran. Estratégias de imprecisão como recurso de enriquecimento cultural: contextos de língua inicial, língua adicional e língua de herança no bilinguismo português/alemão

Processo: 15/14551-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Língua Portuguesa
Pesquisador responsável:Maria Célia Pereira Lima Hernandes
Beneficiário:Priscilla Klinger Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/08273-4 - Os processos de aprendizagem e aquisição da língua alemã como segunda língua e da língua portuguesa como língua de herança e estrangeira: o papel da intersubjetividade, BE.EP.DR
Assunto(s):Intersubjetividade   Língua estrangeira   Língua de herança
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:complexidade cognitiva | intersubjetividade | língua de herança | língua estrangeira | segunda língua | língua adicional

Resumo

Tendo como ponto de partida a ideia de que construções cognitivamente complexas são de difícil apreensão para todo indivíduo que não está envolvido com a lógica sociocultural da comunidade, este projeto se propõe a investigar a apropriação de construções codificadoras de imprecisão - complexas e intersubjetivas - por indivíduos em contato limitado, contato parcial ou quase total com o contexto sociocultural. Como informantes, este projeto envolve falantes de diferentes línguas maternas (português, inglês e alemão), em processo de aprendizagem de diversas línguas de herança, além do português como segunda língua e, ainda, como língua estrangeira. É de nosso interesse a investigação dos diferentes níveis de inputs aos quais indivíduos estariam expostos em situações distintas de aprendizagem. Hipotetizamos que a diversificação de contextos seja primordial para que ocorram o reconhecimento, a compreensão e o emprego de construções codificadoras de imprecisão. Supomos, ainda, que esse conceito só possa ser compreendido sintaticamente pelo falante mais maduro e mais envolvido com a cultura e que o maior acesso a inputs informais e espontâneos propiciariam ao indivíduo um maior espectro na gradação de imprecisão. Os encaminhamentos planejados para responder às questões e, consequentemente, checar a validade das hipóteses elencadas envolvem a aplicação de testes de percepção, compreensão e uso, os quais pressupõem a verificação, por meio da codificação sintática da intersubjetividade, do nível de consciência. Propomos análises qualitativa, quantitativa e comparativa aos dados coletados através dos testes aplicados aos informantes, como forma de verificar o nível de complexidade das estratégias empregadas na codificação sintática da imprecisão.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)