Busca avançada
Ano de início
Entree

Edu-Car: uma pesquisa-ação para o desenvolvimento de competências socioemocionais e de carreira

Processo: 15/12677-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Lucy Leal Melo-Silva
Beneficiário:Mara de Souza Leal
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/04021-3 - Competências socioemocionais e de carreira em estudantes do ensino médio nos contextos brasileiro e português, BE.EP.DR
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação da intervenção | Competências socioemocionais | Educação para a carreira | Orientação Profissional e de Carreira

Resumo

Sabe-se que a escola tem um papel fundamental no que se refere à formação do indivíduo. No contexto brasileiro, a legislação prevê que a escola forneça subsídios tanto no que concerne a formação propedêutica quanto no que diz respeito à prática da cidadania e orientação para o trabalho. Diversas pesquisas, notadamente no contexto internacional, têm apontado os benefícios das competências socioemocionais e de carreira para o desenvolvimento humano (pessoal, social, acadêmico, profissional) e da nação, contribuindo, dessa forma, para a implementação de políticas públicas. Diante disso, o presente projeto de pesquisa, objetiva elaborar e avaliar um programa (Edu-Car) que vise o aprimoramento e o desenvolvimento de competências socioemocionais e de carreira em alunos do ensino básico. Este projeto de pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação com abordagem quantitativa e qualitativa e delineamento pré e pós-teste com grupo controle. Os participantes da pesquisa serão alunos do 1º ano do ensino médio, estima-se uma amostra de aproximadamente 100 alunos. Pontua-se que este projeto será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da FFCLRP e que todos os cuidados referentes à participação dos sujeitos nesta pesquisa-ação serão tomados. A intervenção será realizada em sala. Os instrumentos, Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment (SENNA) e Questionário de Educação à Carreira (QEC) serão utilizados respectivamente para a avaliação das competências socioemocionais e das competências de carreira, como pré e pós-teste. Serão utilizadas análises estatísticas, descritivas e inferenciais. Os registros de alunos serão utilizados para as análises qualitativas. Espera-se desta forma, contribuir para a Educação com o desenvolvimento do programa (Edu-Car), para a formação de alunos no que tange ao aprimoramento e desenvolvimento de competências socioemocionais e de carreira. Palavras-chave:competências socioemocionais, educação para a carreira, avaliação da intervenção

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARA DE SOUZA LEAL; LUCY LEAL MELO-SILVA; MARIA DO CEÚ TAVEIRA. Edu-Car para a vida e carreira: avaliação de um programa. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, . (15/12677-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEAL, Mara de Souza. Desenvolvimento de competências socioemocionais e de carreira: avaliação do programa Edu-Car. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.