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Qual a sua relação com seu idol? um estudo antropológico do consumo do pop sul coreano em São Paulo

Processo: 15/21629-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Rose Satiko Gitirana Hikiji
Beneficiário:Thiago Haruo Santos
Supervisor no Exterior: Ioannis Tsioulakis
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Queen's University Belfast, Irlanda do Norte  
Vinculado à bolsa:13/27193-3 - Jovens em São Paulo na onda coreana: um estudo da prática do K-pop, BP.MS
Assunto(s):Música   Ídolos   Dança   Globalização   Consumo

Resumo

Neste projeto, proponho uma reflexão antropológica sobre o consumo do pop sul coreano (K-pop) entre jovens em São Paulo. A partir de uma das características do gênero musical, a saber, a centralidade da figura dos artistas, construídos como idols, busco produzir uma etnografia da relação que se estabelece entre esses jovens e seus ídolos sul coreanos. Nesse sentido, argumento que a relação dos fãs com as músicas, vídeo clipes e coreografias necessariamente passa pela relação desses jovens com a figura dos artistas (idols). A ideia é explorar as concepções nativas sobre essa experiência para construir uma visão crítica sobre o modo como ocorre esse processo. Outro aspecto que pretendo abordar é o caráter transnacional desse consumo. Considerando o que já foi produzido sobre gêneros musicais em contextos globais, buscarei compreender a especificidade da perspectiva sugerida pela etnografia de fãs brasileiros consumindo um gênero musical pop sul coreano. Durante meu trabalho de campo, observei os inúmeros concursos de covers de K-pop em São Paulo, assim como os ensaios desses grupos covers, acessando conceitos nativos como "acompanhar o idol" ou "ser pego pelo K-pop" que apontavam para a especificidade das relações estabelecidas neste universo. Nesta fase final do mestrado, buscarei organizar os dados obtidos durante o trabalho de campo, relacionando-os com reflexões disciplinares presentes na Antropologia e na Antropologia da Música. Neste projeto de estágio, previsto em uma das instituições mais reconhecidas no campo da etnomusicologia, então, proponho um aprofundamento da pesquisa bibliográfica sobre o tema, com vistas a organizar a etnografia realizada até o presente momento. (AU)

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