Busca avançada
Ano de início
Entree

Prospecção de bioindicadores moleculares da microbiota na rizosfera do milho sob efeito de palhada na mitigação do gás N2O

Processo: 15/08564-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Tsai Siu Mui
Beneficiário:Caio Augusto Yoshiura
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/11268-2 - Descobrindo os mediadores microbianos do fluxo de gases do efeito estufa: como Azospirillum brasiliense mitiga as emissões?, BE.EP.DR
Assunto(s):Microbiota   Microbiologia   Milho   Palhada   Óxido nitroso

Resumo

O Brasil ocupa um lugar de destaque na produção de milho, sendo o terceiro maior produtor do mundo. Contudo, trabalhos atuais sobre a cultura do milho enfocam principalmente no potencial da planta e sua nutrição, pouco explorando o papel dos microrganismos no solo. Sendo assim, de fundamental importância entender os processos microbiológicos para manutenção da qualidade do solo e para a mitigação da emissão de GEE nesse sistema agrícola de elevada demanda de nitrogênio. Nesta abordagem, o uso da biologia molecular permitem explorar grupos microbianos potenciais como bioindicadores do equilíbrio dos processos biológicos. A aplicação da plataforma de microarranjo na análise taxonômica e funcional (GeoChip) tem gerado resultados de maneira precisa sobre os microrganismos nos ciclos biogeoquímicos. A cerca deste projeto, dados de fluxo de emissão de GEEs e qPCR obtidos do experimento de macrocosmo, mostraram que há potencial na palhada como agente atenuador do fluxo de N2O. Derivando assim, um segundo experimento com a finalidade de elucidar a dinâmica da microbiota ativa em torno deste insumo por meio de sequenciamento de RNA mensageiro. Portanto, o desenvolvimento deste projeto tem por objetivo gerar informações sobre a interação da ureia, inoculante diazotrófico e palhada na comunidade rizosférica de milho em solos tropicais; com o intuito de identificar os bioindicadores relacionados a mitigação de N2O. Para isto, propõe-se aplicar a plataforma de microarranjo (GeoChip 5.0) no primeiro experimento a fim de determinar o caráter taxonômico-funcional das comunidades microbianas, interpretando sua participação nos ciclos biogeoquímicos e correlacionar ao fluxo de GEEs sob experimento controlado em macrocosmo. E em um segundo experimento, elucidar os processos de decomposição e disponibilização da matéria orgânica da palhada para a manutenção da dinâmica das comunidades microbianas, resultando na prospecção de genes funcionais específicos à decomposição lignocelulósica da palhada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VENTURINI, ANDRESSA MONTEIRO; NAKAMURA, FERNANDA MANCINI; GONTIJO, JULIA BRANDAO; DA FRANCA, ALINE GIOVANA; YOSHIURA, CAIO AUGUSTO; MANDRO, JESSICA ADRIELE; TSAI, SIU MUI. Robust DNA protocols for tropical soils. HELIYON, v. 6, n. 5, . (15/12282-6, 15/08564-6, 15/13546-7, 18/14974-0, 15/19979-2, 14/50320-4, 15/23758-1)
BRAGA, LUCAS P. P.; YOSHIURA, CAIO A.; BORGES, CLOVIS D.; HORN, MARCUS A.; BROWN, GEORGE G.; DRAKE, HAROLD L.; TSAI, SIU M.. Disentangling the influence of earthworms in sugarcane rhizosphere. SCIENTIFIC REPORTS, v. 6, . (13/22845-2, 15/08564-6, 11/51749-6, 15/11120-2)
YOSHIURA, CAIO AUGUSTO; VENTURINI, ANDRESSA MONTEIRO; PEREZ BRAGA, LUCAS PALMA; DA FRANCA, ALINE GIOVANA; CATANHO PEREIRA DE LYRA, MARIA DO CARMO; TSAI, SIU MUI; RODRIGUES, JORGE LUIZ MAZZA. Responses of Low-Cost Input Combinations on the Microbial Structure of the Maize Rhizosphere for Greenhouse Gas Mitigation and Plant Biomass Production. FRONTIERS IN PLANT SCIENCE, v. 12, . (13/22845-2, 15/19979-2, 15/13546-7, 15/08564-6, 16/11268-2, 14/50320-4, 19/25931-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
YOSHIURA, Caio Augusto. Prospecção de bioindicadores moleculares da microbiota na rizosfera do milho sob efeito de palhada na mitigação do gás N2O. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.