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Gêneros do discurso em Língua Brasileira de Sinais na esfera educacional

Processo: 15/14743-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Claudia Balieiro Lodi
Beneficiário:Hanna Russo Chacon Rodrigues Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Língua Brasileira de Sinais   Gêneros do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Bilíngue para Surdos | gêneros discursivos | Língua Brasileira de Sinais | Educação Bilíngue para Surdos

Resumo

A educação bilíngue/bicultural para surdos é considerada o único modelo de ensino adequado para esse grupo social. Ele se constitui uma educação que tem como língua primeira (língua de interlocução/instrução) a língua brasileira de sinais (Libras) e, como segunda língua, a linguagem escrita da língua portuguesa. Nesse sentido, a presença de surdos adultos usuários da Libras se torna essencial nos contextos bilíngues/biculturais, a fim de se garantir a apropriação desta língua pelos alunos, bem como dos conteúdos pedagógicos, por meio de interações com adultos e pares usuários da Libras. Reconhece-se ainda que todo discurso produzido é modulado pelos gêneros discursivos, por nós adquiridos mediante enunciados concretos que ouvimos/vemos e (re)produzimos na comunicação verbal que estabelecemos com aqueles que nos rodeiam. Considera-se ainda que são escassos os estudos que visam conhecer e descrever os gêneros discursivos em Libras. Nesse contexto, este projeto visa compreender como os gêneros do discurso Fábulas e Lendas tem sido construídos nas relações entre professores e alunos surdos, logo em Libras, em escolas de educação bilíngue, desvelando se estes textos se consolidaram enquanto gêneros discursivos nesta língua ou se ainda estão em formação; nesse último caso, se sofrem um processo de hibridização, por meio do qual se reconhece uma mistura de duas linguagens/línguas sociais no interior de um único enunciado.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Hanna Russo Chacon Rodrigues. O gênero discursivo fábula em libras: uma análise enunciativa de textos na esfera virtual. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

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