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Desigualdades Intraescolares no Brasil e na Inglaterra: Estudo sobre Currículos e Práticas Pedagógicas Relacionadas às Diferenças de Resultados no IDEB entre Alunos

Processo: 15/16419-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 15 de novembro de 2015
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Adriana Bauer
Beneficiário:Adriana Bauer
Anfitrião: Michael Francis Dykes Young
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of London, Inglaterra  
Assunto(s):Práticas pedagógicas

Resumo

O projeto de pesquisa que origina este pedido de Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE) se articula ao projeto "Análise das desigualdades de desempenho intraescolar" , e visa a propiciar a compreensão de aspectos do currículo e das práticas pedagógicas que influenciam as desigualdades de desempenho entre alunos no interior de escolas brasileiras e inglesas e que se relacionem, complementarmente, a práticas educacionais mais equitativas. Para tanto, pretende-se: a) analisar como têm sido tratadas, na literatura inglesa e brasileira, as características da organização curricular e das práticas pedagógicas que incidem sobre a desigualdade de resultados apresentada por alunos no interior de uma mesma escola; b) analisar e compreender possíveis influências do Equity Act, recentemente aprovado na Inglaterra, sobre o currículo nacional inglês, em especial em relação às proposições realizadas para o enfrentamento das desigualdades entre os alunos, comparando-as com as proposições dos documentos sobre a base nacional comum que estão sendo discutidos atualmente em âmbito nacional; c) apreender as dificuldades e limites das ações realizadas no contexto inglês, a partir da legislação estudada, para o combate às desigualdades de desempenho entre alunos das mesmas escolas. Pretende-se que a investigação a ser desenvolvida no exterior contribua com a análise das informações levantadas no contexto brasileiro para responder à seguinte questão de pesquisa: quais são os elementos envolvidos no currículo e nas práticas pedagógicas que acirram ou minimizam as desigualdades existentes no interior das escolas e, até mesmo, em uma mesma sala de aula?

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