Busca avançada
Ano de início
Entree

A prevenção da violência contra crianças e adolescentes: tecendo caminhos

Processo: 15/14668-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 20 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Maria das Graças Bomfim de Carvalho
Beneficiário:Diene Monique Carlos
Supervisor no Exterior: Maria Neto da Cruz Leitao
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Portugal  
Vinculado à bolsa:14/23620-7 - Rede social e apoio social a famílias envolvidas na violência doméstica contra crianças e adolescentes: caminhos para o cuidado, BP.PD
Assunto(s):Crianças   Adolescentes   Família   Violência

Resumo

Crianças e adolescentes estão entre as principais vítimas de violências. A literatura têm demonstrado que a violência pode ser prevenida e seu impacto reduzido com os esforços de vários setores; os fatores contribuintes para respostas violentas - sejam relacionados a atitudes e comportamentos, ou a condições sociais, econômicas, políticas e culturais - podem ser alterados. Desta forma, o objetivo deste estudo é contribuir para a compreensão da prevenção da violência contra crianças e adolescentes, com foco nas famílias e comunidades. Para aproximação do estudo deste objeto, interessa-nos realizar um Estágio Pós-Doutoral na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal, sob supervisão da Profa. Dra. Maria Neto da Cruz Leitão, referência no estudo de metodologias ativas e prevenção da violência. O referencial teórico e metodológico será o Paradigma da Complexidade. Com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, a coleta de dados será realizada através de mapas de contextualização e grupos focais, com famílias de crianças e adolescentes. A análise dos dados será direcionada pela compreensão e contextualização dos dados, por meio das seguintes etapas: classificação e organização das informações coletadas; organização de quadros referenciais; e estabelecimento de relações entre os dados. Pretende-se avançar no conhecimento relacionado à prevenção primária da violência contra crianças e adolescentes, ainda latente na literatura científica, sensibilizando para o empoderamento individual e comunitário como essencial para o enfrentamento das situações violentas de forma mais eficiente. Tais resultados esperados coadunam ao projeto de pós-doutorado desenvolvido no Brasil, processo 2014/23620-7, não apenas aprofundando a discussão da temática, mas trazendo à luz novas metodologias e intervenções frente à violência contra crianças e adolescentes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARLOS, DIENE MONIQUE; PEREIRA SILVA, LYGIA MARIA; BESERRA, MARIA APARECIDA; ARAGAO, AILTON DE SOUZA; GREGORY, ALISON; CARVALHO FERRIANI, MARIA DAS GRACAS. Social support network of family members of abused children and adolescents: Perspectives and possibilities. JOURNAL OF CLINICAL NURSING, v. 28, n. 5-6, p. 814-827, MAR 2019. Citações Web of Science: 0.
DIENE MONIQUE CARLOS; ELISABETE MATALLO MARCHESINI DE PÁDUA; MARIA ISABEL DOMINGUES FERNANDES; MARIA NETO DA CRUZ LEITÃO; MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO FERRIANI. Violência doméstica contra crianças e adolescentes: olhares sobre a rede de apoio. Rev. Gaúcha Enferm., v. 37, n. spe 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.