Busca avançada
Ano de início
Entree

ATM: avaliação cinemática e tratamento da disfunção por terapia manual e estabilização segmentar da coluna cervical

Processo: 14/05276-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ana Beatriz de Oliveira
Beneficiário:Letícia Bojikian Calixtre
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/11819-9 - Abordagem fisioterapêutica e multidisciplinar da disfunção temporomandibular e cefaleia, BE.EP.DR
Assunto(s):Articulação temporomandibular   Reprodutibilidade   Dor facial   Fisioterapia

Resumo

A atuação da fisioterapia tem sido cada vez mais importante no tratamento das disfunções temporomandibulares (DTMs). No ambiente clínico do fisioterapeuta, por razões práticas, a análise do movimento é muitas vezes baseada na observação. No entanto, a fim de quantificar sistematicamente diferentes aspectos do movimento, foi necessária a criação de métodos mais objetivos e que oferecessem a reconstrução do movimento em três dimensões espaciais de posições do corpo em um sistema de coordenadas global. No entanto, a fixação de marcadores na pele pode causar erros na medida pois, além deles sofrerem influência do alongamento da pele, sua colocação depende da palpação das estruturas anatômicas que pode variar dependendo da habilidade do avaliador e das características antropométricas do sujeito avaliado. Levando em consideração que não foi avaliada a confiabilidade de pontos anatômicos na face, os objetivos do Estudo 1 apresentado a seguir são: (1) analisar a confiabilidade teste-reteste intra e inter-sessão, a diferença mínima detectável e o erro padrão da medida da cinemática 3D do movimento de abertura da boca e (2) determinar a confiabilidade inter e intra avaliador da colocação de marcadores na face, cabeça e tronco, através de palpação em sujeito saudáveis e avaliar a influência das discrepâncias na variabilidade apresentada pela cinemática 3D do movimento de abertura e fechamento da boca. Além disso, considerando que a literatura apresenta uma importante relação funcional, estática e dinâmica, entre a coluna cervical alta e a articulação temporomandibular, porém há escassez de evidências mostrando que o tratamento de DTM a partir da abordagem da coluna cervical pode ser efetivo, o Estudo 2 utilizará a avaliação cinemática e variáveis clínicas para avaliar o efeito de 10 sessões de um protocolo de mobilização crânio-cervical e estabilização segmentar em sujeitos com DTM, comparada a um grupo controle. Ainda, algumas variáveis serão mensuradas ao longo das 10 sessões e possibilitará, como objetivo secundário, verificar quantas sessões são necessárias para que a terapia seja eficaz.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALIXTRE, LETICIA BOJIKIAN; OLIVEIRA, ANA BEATRIZ; ALBURQUERQUE-SENDIN, FRANCISCO; ARMIJO-OLIVO, SUSAN. What is the minimal important difference of pain intensity, mandibular function, and headache impact in patients with temporomandibular disorders? Clinical significance analysis of a randomized controlled trial. MUSCULOSKELETAL SCIENCE AND PRACTICE, v. 46, . (14/05276-7)
CALIXTRE, LETICIA BOJIKIAN; DA SILVA GRUENINGER, BRUNO LEONARDO; HAIK, MELINA NEVOEIRO; ALBURQUERQUE-SENDIN, FRANCISCO; OLIVEIRA, ANA BEATRIZ. Effects of cervical mobilization and exercise on pain, movement and function in subjects with temporomandibular disorders: a single group pre-post test. Journal of Applied Oral Science, v. 24, n. 3, p. 188-197, . (14/05276-7)
CALIXTRE, LETICIA BOJIKIAN; NAKAGAWA, THERESA HELISSA; ALBURQUERQUE-SENDIN, FRANCISCO; DA SILVA GRUNINGER, BRUNO LEONARDO; DE SENA ROSA, LIANNA RAMALHO; OLIVEIRA, ANA BEATRIZ. Inter- and intra-rater reliability of 3D kinematics during maximum mouth opening of asymptomatic subjects. JOURNAL OF BIOMECHANICS, v. 64, p. 245-252, . (14/05276-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.