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Mapeamento e análise crítica dos estudos sobre alfabetização em Saúde entre pacientes com Diabetes mellitus tipo 2

Processo: 15/13994-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Rachel Riera
Beneficiário:Ariel Cesar de Carvalho
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Medicina baseada em evidências   Diabetes mellitus tipo 2   Alfabetização em saúde   Prática clínica   Tomada de decisão   Bases de dados científicos   Coleta de dados   Mapeamento de dados   Revisão sistemática   Estudos de coortes

Resumo

Alfabetização em Saúde (Health Literacy) é definida como o grau de capacidade dos indivíduos em obter, processar e entender informações relacionadas à saúde e serviços necessários para adequadas tomadas de decisões em saúde. Um dos fatores que tornam relevante a avaliação do grau de alfabetização em saúde é o fato de que pacientes com maior conhecimento, podem compreender melhor sua doença e com isso controlá-la mais adequadamente. Assim, o mapeamento dos estudos que avaliam a alfabetização em saúde entre pacientes com diabetes poderia nos dar uma visão global de como é este grau de alfabetização e posteriormente, avaliar se ele está relacionado com um melhor controle glicêmico e menores taxas de complicações. Objetivos: mapear e analisar as evidências sobre a análise da Alfabetização em Saúde em pacientes com DM. Investigar se níveis inadequados de Alfabetização em Saúde estão relacionados à ocorrência de eventos cardiovasculares e demais complicações endócrino-metabólicas em pacientes com DM. Buscar evidências que suportem a mensuração da Alfabetização em Saúde na prática clínica do acompanhamento ambulatorial do paciente com DM. métodos: desenho do estudo: Revisão sistemática da literatura. Local: Disciplina de Medicina Baseada em Evidências da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Critérios para inclusão dos estudos: tipos de estudo: Estudos primários descritivos; Estudos primários analíticos (frequência, prevalência, incidência e ecológicos); Estudos primários observacionais (estudos de coorte, estudos caso-controle, séries de casos); Estudos primários com intervenção (ensaios clínicos, coortes únicas experimentais); Estudos secundários (revisões sistemáticas, metanálises, avaliações econômicas). Devendo investigar a Alfabetização em saúde em pacientes com DM tipo 2. Tipo de participantes: Pacientes adultos com qualquer tipo de DM2 submetidos a questionário para mensuração da Alfabetização em Saúde. Tipo de intervenção avaliada: Estudos que abordem e avaliem qualquer testes de alfabetização em saúde, incluindo TOHFLA (do inglês, Test of Functional Health Literacy in Adults), S-TOHFLA (do inglês, shortened version of TOHFLA), NVS (do inglês, Newest Vital Sign) e REALM (do inglês, Rapid Estimate of Adult Literacy in Medicine). Busca por estudos: serão realizadas buscas sistematizadas e sensibilizadas nas bases de dados eletrônicas: Embase (via Elsevier); Lilacs (via BVS); Cochrane Database of Systematic Reviews - CDSR (via Wiley) e Medline (via Pubmed). Para o Embase, a estratégia de busca será adaptada usando os termos EMTREE. Seleção dos estudos, Extração e coleta dos dados, Avaliação da qualidade metodológica: Os estudos serão avaliados por dois investigadores independentes, havendo divergência haverá um terceiro invertigador. Os estudos incluídos terão seus dados extraídos por meio de um formulário padronizado com informações sobre características metodológicas; características dos participantes; e resultados dos desfechos avaliados. E terão sua qualidade avaliada por meio de ferramentas como o AMSTAR (Assessing the Methodological Quality of Systematic Reviews), Tabela de Risco de Viés da Colaboração Cochrane, PRISMA e CONSORT. Análise dos resultados: Os resultados serão apresentados de forma narrativa, considerando a qualidade dos estudos, a fim de se atingir os objetivos estabelecidos pelo projeto.

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