Busca avançada
Ano de início
Entree

Miniaturizaçâo do ensaio Salmonella/microssoma em microssuspensão

Processo: 15/11399-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Gisela de Aragão Umbuzeiro
Beneficiário:José Ricardo Rossetto Martins Zwarg
Instituição-sede: Faculdade de Tecnologia (FT). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/07871-8 - Implementação da técnica de dosagem passiva em estudos de ecotoxicidade, BE.EP.IC
Assunto(s):Miniaturização   Salmonella   Fenômenos e processos farmacológicos e toxicológicos   Testes de mutagenicidade   Teste de Ames

Resumo

O ensaio Salmonela/microssoma também conhecido como teste de Ames vem sendo amplamente empregado na avaliação da mutageniciade de compostos químicos e amostras ambientais. O formato tradicional do ensaio Salmonella/microssoma consiste na contagem do número de colônias que sofreram reversão de uma mutação em placas de petri após a exposição à amostra teste. A miniaturização de ensaios toxicológicos vem sendo uma tendência em atendimento ao conceito dos 3R (Replacement, Reduction and Refinement). Diferentes tentativas para miniaturizar o teste de Ames foram desenvolvidos tanto em meios sólidos como em meio líquido. Na área ambiental a versão do ensaio em microssuspensão (teste de Kado) vem sendo muito utilizada por utilizar menor quantidade de amostra que o ensaio convencional. Porém nesse teste a quantidade de meio de cultura empregado não foi modificada levando ao uso de grande quantidade de insumos. Portanto, o trabalho aqui proposto tem como objetivo a miniaturização do teste de Kado baseado em um protocolo recente que propôs a miniaturização do ensaio Salmonella/microssoma convencional. Essa técnica substituirá as placas de petri convencionais por microplacas de 24 orifícios. Para validar o método serão testados compostos puros em três diferentes linhagens com taxas de reversões espontâneas diferentes e os resultados serão comparados com o teste de Kado que ocorrerá simultaneamente. Diferentes condições experimentais serão avaliadas e os resultados serão analisados estatisticamente. Espera-se obter um protocolo que ofereça resultados comparáveis com o teste de Kado, com a redução de 20 vezes tanto do volume de amostra como dos volumes de meios de cultura e outros insumos empregados no ensaio.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZWARG, JOSE RICARDO R. M.; MORALES, DANIEL A.; MASELLI, BIANCA S.; BRACK, WERNER; UMBUZEIRO, GISELA A.. Miniaturization of the microsuspension Salmonella/microsome assay in agar microplates. Environmental and Molecular Mutagenesis, v. 59, n. 6, p. 488-501, . (13/16956-6, 15/24758-5, 15/11399-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.