Busca avançada
Ano de início
Entree

Novas Plataformas para o Diagnóstico Rápido e Precoce do Mal de Alzheimer

Processo: 15/02623-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Valtencir Zucolotto
Beneficiário:Laís Canniatti Brazaca
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/03779-0 - Aperfeiçoando biossensores baseados em papel para a quantificação de biomarcadores do Mal de Alzheimer usando técnicas de impressão, BE.EP.DR
Assunto(s):Doença de Alzheimer   Biomarcadores   Técnicas biossensoriais   Detecção   Imunossensores   Eletroquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alzheimer | Biomarcador | biossensor | Eletroquímica | Imunossensor | Detecção

Resumo

O mal de Alzheimer é uma doença devastadora comum entre idosos, caracterizado por uma progressiva e lenta degradação cerebral que pode levar décadas para se completar. A doença atinge atualmente mais de 36 milhões de pessoas e, principalmente devido ao envelhecimento populacional, projeções indicam que em 25 anos este número irá triplicar - implicando em altíssimos gastos aos sistemas de saúde. Apesar das causas e do desenvolvimento do mal de Alzheimer não serem muito bem elucidados, estima-se que a doença possua um longo período assintomático, que pode durar de 5 a 10 anos. O diagnóstico na fase pré-clínica é importante para que a doença possa ser tratada com antecedência, retardando o avanço desta. Além disso, a identificação de um maior número de pacientes em fases assintomáticas proporciona um maior número de dados para estudo do desenvolvimento da doença, auxiliando na busca por tratamentos ou pela cura. Atualmente o diagnóstico de Alzheimer é complexo, sendo realizado através de um conjunto de testes cognitivos, técnicas de neuroimagem e análise do líquido cefalorraquidiano (LCR). Estes necessitam de equipamentos e pesquisadores muito especializados, sendo assim de alto custo. Recentemente diversos biomarcadores sanguíneos para o desenvolvimento de Alzheimer foram indentificados, possibilitando o diagnóstico de baixo custo de fases iniciais da doença. Os principais são: antígeno prostático específico complexado com inibidor de serina protease ±1-antiquimiotripsina, fetuína B, clusterina e o precursor do hormônio pancreático. Estes se relacionam significativamente ao diagnóstico da doença, à diminuição do volume cerebral e à taxa de declínio de funções cognitivas, podendo ser usados para diagnósticos precoces. Neste projeto propomos o desenvolvimento de dispositivos biossensores de detecção e quantificação de um conjunto de biomarcadores para o diagnóstico precoce do mal de Alzheimer, baseados na utilização de plataformas nanoestruturadas e a investigação da relação da concentração destes marcadores com o estado de saúde de pacientes. Este estudo poderá propiciar, possivelmente, o diagnóstico através de dispositivos mais simples, baratos e rápidos. Assim, esperamos que seja possível o diagnóstico de um maior número de pacientes, permitindo o tratamento e aconselhamento precoce destes, além de permitir um estudo mais aprofundado do mecanismo da doença - auxiliando assim no desenvolvimento de tratamentos e até mesmo da cura.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAZACA, LAIS C.; BRAMORSKI, CAMILA B.; CANCINO-BERNARDI, JULIANA; CRUZ-MACHADO, SANSERAY DA SILVEIRA; MARKUS, REGINA P.; JANEGITZ, BRUNO C.; ZUCOLOTTO, VALTENCIR. An antibody-based platform for melatonin quantification. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES, v. 171, p. 94-100, . (13/13691-1, 15/02623-0, 15/19099-2)
BRAZACA, LAIS CANNIATTI; SAMPAIO, ISABELLA; ZUCOLOTTO, VALTENCIR; JANEGITZ, BRUNO CAMPOS. Applications of biosensors in Alzheimer's disease diagnosis. Talanta, v. 210, . (17/21898-6, 17/21097-3, 15/02623-0, 18/19750-3)
BRAZACA, LAIS C.; MORETO, JOSE R.; MARTIN, AIDA; TEHRANI, FARSHAD; WANG, JOSEPH; ZUCOLOTTO, VALTENCIR. Colorimetric Paper-Based Immunosensor for Simultaneous Determination of Fetuin B and Clusterin toward Early Alzheimer's Diagnosis. ACS NANO, v. 13, n. 11, p. 13325-13332, . (17/03779-0, 15/02623-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRAZACA, Laís Canniatti. Desenvolvimento de biossensores para auxílio do diagnóstico do mal de Alzheimer, para quantificação rápida de melatonina e para determinação simples do traço genético de anemia falciforme. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC/BT) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.