Busca avançada
Ano de início
Entree

A PEDAGOGIA CIENTÍFICA E OS ENSINOS DE MATEMÁTICA: um estudo das transformações da cultura escolar do curso primário

Processo: 15/11837-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 07 de novembro de 2015
Vigência (Término): 06 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Wagner Rodrigues Valente
Beneficiário:Wagner Rodrigues Valente
Pesquisador Anfitrião: Rita Hofstetter
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université de Genève, Suíça  
Assunto(s):Cultura escolar   Aritmética   Educação matemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aritmética | claparede | cultura escolar | curso primário | História da Educação Matemática | história da educação matemática

Resumo

O projeto tem por objetivo aprofundar a compreensão do impacto e das transformações ocorridas na cultura escolar do curso primário em tempos da pedagogia científica. Esse impacto produzirá representações que, ao que tudo indica, estão presentes até hoje na cultura escolar do ensino de matemática nos anos iniciais. A pesquisa orienta-se pelas seguintes questões: Como essas novas representações do ensino de matemática no curso primário foram construídas? Que dinâmicas de modificação da cultura escolar poderão ser lidas no estudo da constituição dessas representações? Utiliza-se como ferramental teórico-metodológico os aportes da História Cultural.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)