Bolsa 15/01065-4 - Alunos, Superdotação - BV FAPESP
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Desenvolvimento da criatividade por meio da Língua Inglesa em alunos com e sem superdotação

Processo: 15/01065-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2015
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Taís Crema Remoli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Alunos   Superdotação   Língua inglesa   Linguagem   Criatividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alunos | criatividade | Língua Inglesa | Linguagem | superdotação | Superdotação

Resumo

O estudo a respeito de superdotação no Brasil vem crescendo nos últimos anos. Entretanto, ainda há muito para se conhecer e pesquisar a respeito do tema. Sabe-se que alunos com superdotação tendem a desenvolver mais algumas habilidades do que aqueles sem superdotação. Dentre essas habilidades estão a criatividade e a linguagem. Assim, esta pesquisa tem como objetivo avaliar e relatar se a criatividade em alunos com superdotação pode ser melhor desenvolvida por meio de um trabalho realizado com uma língua estrangeira, neste caso, o inglês. O estudo terá um grupo de alunos com superdotação e um grupo controle, sem. O primeiro grupo foi identificado previamente em um trabalho de mestrado do Grupo de pesquisa (intitulado "Identificação de alunos com altas habilidades/superdotação a partir de uma avaliação multimodal"), de 2013. Ambos os grupos serão compostos por alunos de 3º a 7º anos que estudam na mesma escola estadual e terão as mesmas aulas de língua inglesa oferecidas após o período escolar. As crianças serão submetidos a pré e pós-testes, avaliando-se sua aquisição de uma língua estrangeira (por meio do Quadro Europeu Comum de Referência) e sua criatividade (utilizando-se o Teste de Pensamento Criativo de Torrance - TTCT). Após o trabalho realizado em língua inglesa e as análises dos resultados, verificar-se-á se houve alteração significante ao se comparar pré e pós-teste, bem como possíveis diferenças entre os grupos. A partir da análise dos dados obtidos serão respondidas as questões centrais que norteiam este trabalho: "É possível ampliar o desenvolvimento da criatividade por meio da língua inglesa? Este processo ocorre de forma mais efetiva no grupo de alunos com superdotação?"

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REMOLI, Taís Crema. A eficácia no desenvolvimento da criatividade em alunos com e sem superdotação por meio de suplementação em língua inglesa. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.

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