Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização funcional do complexo R2TP em diferentes organismos

Processo: 15/13521-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 15 de outubro de 2015
Vigência (Término): 30 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Inacio Ramos
Beneficiário:Josielle Abrahão
Supervisor: Walid A. Houry
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Toronto (U of T), Canadá  
Vinculado à bolsa:13/10939-2 - Caracterização de genes humanos como potencial chaperona com função desagregase, BP.DR
Assunto(s):Homeostase   Chaperonas moleculares   Proteínas de choque térmico HSP90   Leveduras
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ATPases | Chaperones | Co-chaperones | Hsp90 | Rvb | R2TP complex | Caracterização de proteínas

Resumo

A manutenção da homeostase proteica é crítica para a sobrevivência celular e as chaperonas moleculares são essenciais para este processo. Uma das proteínas mais importantes envolvidas neste processo é a Hsp90, que também tem papéis importantes numa variedade de funções celulares. O grupo do Dr. Walid A. Houry na Universidade de Toronto (Canadá) identificou 627 possíveis proteínas que interagem com a Hsp90 e descobriu o complexo R2TP em leveduras. Este complexo é formado pelas helicases Rvb1 e Rvb2 que são altamente conservadas em eucariotos e se ligam fortemente as proteínas Pih1 e Tah1, cofactores da Hsp90. Notavelmente, muitos estudos têm mostrado uma grande variedade de carcinomas que possuem expressão aumentada as proteínas Rvb1 e Rvb2. Além disso, a Pih1 de levedura, conhecida como PIH1D1 em humanos, interage com vários componentes da célula e a Tah1, contém motivos com repetições de tetratricopeptídeos (TPR) que interagem com o motivo MEEVD do C-terminal da Hsp90, conhecido por mediar a interacção da Hsp90 com a suas co-chaperonas. Neste sentido, o grupo do Dr. Carlos Ramos da Unicamp (Brasil) têm estudado ortólogos do complexo R2TP em Leishmania major, um protozoário parasita intracelular obrigatório que provoca uma doença humana denominada leishmaniose cutânea. O complexo R2TP parece desempenhar um papel crítico na rápida multiplicação destes parasitas e nosso grupo especula que o complexo R2TP também é importante para o parasita Leishmania major tal como em seres humanos e leveduras. Apesar dos avanços nos estudos do complexo R2TP-Hsp90 em diferentes processos biológicos, a compreensão de suas funções celulares e especificamente o mecanismo de função ainda é pouco compreendido. Portanto, este projeto pretende realizar uma colaboração de dois grupos de pesquisa com o objetivo de elucidar a base molecular da atividade do complexo R2TP em diferentes organismos. Diante do exposto, este projeto tem como objetivo investigar o complexo R2TP pela (1) caracterização da atividade ATPásica e de helicase das proteínas de Rvb1/2 e, (2) usar o sistema de levedura e células de mamíferos para compreender a base molecular deste complexo. O conhecimento adquirido com este estudo irá auxiliar na compreensão das proteínas ortólogas no protozoário. Por fim, estas técnicas e abordagens irão propiciar à estudante de doutorado uma oportunidade única para expandir seus horizontes científicos, para "pensar fora da caixa" e ser capaz de solucionar problemas com diferentes perspectivas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABRAHAO, JOSIELLE; AMARO, BARBARA T.; PERES, BARBARA R.; QUEL, NATALIA G.; ARAGA, ANNELIZE Z. B.; MOREA, EDNA G. O.; CANO, MARIA ISABEL N.; HOURY, WALID A.; RAMOS, CARLOS H. I.. Leishmania major RUVBL1 has a hexameric conformation in solution and, in the presence of RUVBL2, forms a heterodimer with ATPase activity. Archives of Biochemistry and Biophysics, v. 703, . (15/13521-4, 13/10939-2, 14/25967-4, 12/50161-8, 19/11496-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.