Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do processo de desenvolvimento de produtos tradicional em comparação com design thinking: impactos na prática e no ensino

Processo: 15/11862-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Engenharia do Produto
Pesquisador responsável:Eduardo de Senzi Zancul
Beneficiário:Eduardo de Senzi Zancul
Pesquisador Anfitrião: Paulo Blikstein
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Stanford University, Estados Unidos  
Assunto(s):Desenvolvimento de produtos   Design de produtos   Inovação   Ensino e aprendizagem   Ensino de engenharia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:design thinking | Ensino de engenharia | Gestão do processo de desenvolvimento de produtos | Laboratórios de engenharia | Projeto Conceitual | Prototipagem | Projeto conceitual; ensino do desenvolvimento de produtos

Resumo

Este projeto de pesquisa no exterior, a ser realizado na Universidade de Stanford, aborda o papel do Design Thinking como abordagem de desenvolvimento de produtos. O Design Thinking é uma abordagem emergente que está sendo adotada de forma crescente por empresas para a criação de conceitos inovadores de produtos. Apesar de haver resultados empíricos animadores, ainda existem questões abertas acerca dos aspectos diferenciadores do Design Thinking, bem como acerca das situações em que deve ser empregado e da sua integração em processos de desenvolvimento tradicionais. As consequências para o ensino de desenvolvimento de produtos são tema de pesquisa recente, no qual se insere este projeto. O objetivo deste projeto é analisar e comparar as abordagens de desenvolvimento de produtos - projeto tradicional e Design Thinking - com ênfase nos resultados de desenvolvimento de produtos gerados e no aprendizado de alunos de graduação ao cursarem disciplinas que empregam essas abordagens de forma distinta. A coleta de dados empíricos é baseada em duas disciplinas de desenvolvimento de produtos da Escola Politécnica da USP. O projeto se baseia em relacionamento já existente do pesquisador com a instituição de destino, em projetos que resultaram na implantação de um laboratório de prototipagem e na criação de uma nova disciplina de graduação na Escola Politécnica. A experiência disponível na instituição de destino é necessária para a definição dos métodos de análise qualitativa e quantitativa a serem aplicados no campo do ensino do desenvolvimento de produtos. Resultados planejados incluem publicação dos resultados e definição de agenda de pesquisa conjunta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANCUL, EDUARDO DE S.; DOS S DURAO, LUIZ F. C.; LOPES, ROSELI DE DEUS; NAKANO, DAVI; BLIKSTEIN, PAULO; MAJZOUB, GUSTAVO G.; DALMON, DANILO L.. An Empirical Study on Design-Based vs. Traditional Approaches in Capstone Courses in Engineering Education. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENGINEERING EDUCATION, v. 33, n. 5, SI, p. 1543-1560, . (15/11862-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.