Busca avançada
Ano de início
Entree

Francesco Geminiani (1687-1762): tradução e comentários da obra teórica completa

Processo: 15/06668-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Monica Isabel Lucas
Beneficiário:Marcus Vinícius Sant'Anna Held Neves
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/07623-1 - Os tratados de Francesco Geminiani (1687-1762): um estudo sistemático, BE.EP.MS
Assunto(s):Musicologia   Retórica   Violinistas   Obra literária   Tradução

Resumo

Francesco Geminiani (1687-1762) foi um dos mais importantes violinistas e compositores italianos do séc. XVIII. Após sua formação com Arcangelo Corelli (1653-1713) e Alessandro Scarlatti (1660-1725), mudou-se para a Inglaterra, país em que permaneceu durante a maior parte de sua vida. Geminiani pode ser considerado o principal autor setecentista a descrever a prática musical italiana, sendo, com isto, o mais importante perpetuador da importante tradição violinística iniciada com Corelli, desenvolvida por Vivaldi e que, no séc. XIX, levará a Paganini, ponto culminante do virtuosismo musical. Em seus últimos vinte anos, publicou seis tratados de música, considerados hoje as mais importantes referências teóricas para a compreensão da música italiana no séc. XVIII: Rules for playing in a true Taste, op. 8 (1748), A Treatise of Good Taste in the Art of Musick (1749), The Art of Playing on the Violin, op. 9 (1751), Guida Armonica, op. 10 (1752), The Art of Acompaniament, op. 11 (1754) e The Art of Playing the Guitar or Cittra (1760). Este projeto propõe a primeira tradução conjunta de toda a obra teórica de Geminiani para o português, acompanhada de comentários. Tratam-se de obras curtas, que se articulam principalmente em torno da discussão sobre o gosto musical; suas informações se entrecruzam e são em grande parte complementares. Com isto, será possível compreender mais profundamente escritos referenciais, que, para além de enfocar questões importantes sobre a música inglesa do séc. XVIII, discorrem sobre aspectos da teoria e prática musical italiana, predominante em quase todas as cortes europeias no Setecentos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NEVES, Marcus Vinícius Sant'Anna Held. Francesco Geminiani (1687-1762): comentários e tradução da obra teórica completa. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.