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Entre o sonho e a realidade: um estudo sobre as estratégias dos bolsistas do ProUni visando o mercado de trabalho em São Paulo e em Pernambuco

Processo: 14/26481-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Afrânio Mendes Catani
Beneficiário:Ruy de Deus e Mello Neto
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/16981-9 - Estranho no ninho: estratégias desiguais, contextos desiguais, instituições de elite desiguais, BE.EP.PD
Assunto(s):Ações afirmativas (política)   Mercado de trabalho   Ensino superior   Aluno bolsista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ação Afirmativa | Educação Superior | Estratégias | mercado de trabalho | ProUni | Sociologia da Educação/Política Educacional

Resumo

Pretende-se investigar os habitus que categorizam os jovens de baixa renda cujo acesso ao ensino superior foi garantido por meio do ProUni, em especial, observando suas estratégias de adequação a dois campos específicos: o próprio curso de graduação e o mercado de trabalho. Partindo da premissa de que há diferenças significativas entre os capitais acumulados (cultural, social e educacional) dos bolsistas do ProUni e dos demais estudantes matriculados em IPES, haveria maior variação entre os perfis de acordo com a região geográfica em que realizou o curso - o gap seria muito menor em regiões cujo acesso das camadas populares ao ensino superior é mais naturalizado e o ensino superior privado é mais consolidado. Assim, se buscará, diante de uma análise empírica, entender como uma população de baixa renda, em face da possibilidade de iguais condições de oportunidades educacionais, confere sentido a sua situação de pobreza e/ou ascensão social como um todo - construindo um novo habitus e colocando em movimento novas estratégias, ao longo deste período de mudanças. Para tanto, serão utilizados dados demográficos dos censos educacionais e, posteriormente à fase de identificação e comparação de perfis socioeconômicos e educacionais, entrevistas em profundidade, subdivididas, mais uma vez, em dois grandes grupos de entrevistados: bolsistas integrais egressos em Pernambuco e bolsistas integrais egressos em São Paulo. Deste modo, identificaremos as diferenças entre os habitus dos bolsistas do ProUni para com o ensino superior, de acordo com a unidade da federação na qual é matriculado, destacando, especificamente, as estratégias que cada um dos grupos adotou ao longo da trajetória no curso de graduação, e para se adaptarem ao mercado de trabalho. (AU)

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