Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da distribuição de carga urbana na cidade de Sorocaba

Processo: 15/12041-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:José Geraldo Vidal Vieira
Beneficiário:Thales Stevan Guedes Furquim
Instituição-sede: Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Campus de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Logística   Entrega ao cliente   Transporte de carga   Distribuição de mercadorias   Área urbana   Sorocaba (SP)   Indicadores de desempenho

Resumo

As grandes e médias cidades estão vivenciando um período em que o volume de bens produzidos e consumidos está aumentando cada vez mais, esse fato gera um aumento na demanda por transporte, o qual é responsável pelo reabastecimento dos centros urbanos. O projeto tem por objetivo analisar quais são as maiores dificuldades de um sistema de distribuição de carga nos grandes e médios centros urbanos por meio da correlação dos indicadores de desempenho e restrições locais que se aplicam aos principais atores envolvidos - transportadoras e varejistas. A metodologia utilizada se decompõe em três etapas: (1) revisão da literatura buscando compreender a importância dos conceitos abordados durante o desenvolvimento do projeto para que seja possível desenvolver um questionário que traga respostas para as perguntas dessa pesquisa; (2) levantamento de dados junto com os atores do sistema para buscar entender o que compõe os indicadores de desempenho das operações logísticas e também entender melhor as restrições que afetam diretamente o desempenho do transporte de carga em centros urbanos de grande e médio porte; (3) análise da correlação entre esses indicadores, as restrições locais e as dificuldades percebidas pelos atores. Por meio dos resultados obtidos, o projeto busca gerar uma discussão entre os órgãos públicos locais para que se considere a possibilidade de atender às necessidades dos transportadores e varejistas melhorando a qualidade do transporte urbano de carga no município. O projeto visa contribuir para um melhor planejamento de transporte urbano de carga, tendo em vista o crescimento socioeconômico do município de Sorocaba. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THALES STEVAN GUEDES FURQUIM; RENATA LÚCIA MAGALHÃES DE OLIVEIRA; JOSÉ GERALDO VIDAL VIEIRA. Perspectiva dos varejistas e transportadores sobre a logística urbana da cidade de Sorocaba: uma análise espacial. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana, v. 12, . (15/12041-9)
GUEDES FURQUIM, THALES STEVAN; MAGALHAES DE OLIVEIRA, RENATA LUCIA; VIDAL VIEIRA, JOSE GERALDO. Retailers and carriers' viewpoint on Sorocaba's city logistics: a spatial analysis. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana, v. 12, . (15/12041-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.