Busca avançada
Ano de início
Entree

Recursos para o trabalho terapêutico com famílias no cuidado em saúde mental no Brasil

Processo: 15/11483-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Carla Guanaes Lorenzi
Beneficiário:Pedro Pablo Sampaio Martins
Supervisor no Exterior: Sheila McNamee
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of New Hampshire (UNH), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/15185-6 - Recursos Conversacionais para a Clínica Ampliada com Famílias em Saúde Mental, BP.DR
Assunto(s):Terapêutica médica   Terapia familiar   Saúde mental   Construcionismo social

Resumo

Este projeto é uma forma de expandir os objetivos do projeto de doutorado em progresso chamado "A Terapia Familiar como Clínica Ampliada no Cuidado em Saúde Mental", que tem como objetivo analisar a aproximação de uma prática de terapia familiar à noção de clínica ampliada no cuidado em saúde mental. O presente projeto é proposto como um estágio em pesquisa no exterior e adiciona um novo objetivo específico ao estudo mais amplo: descrever como, a partir das particularidades da conversa terapêutica, terapeutas e famílias produzem a ampliação dos domínios da prática clínica em terapia familiar. Especificamente, objetiva descrever os recursos conversacionais aos quais terapeutas e famílias recorrem nos momentos em que uma intervenção se encaixa na descrição de clínica ampliada que emergiu por meio de revisão sistemática da literatura. O material a ser analisado consiste de um banco de dados das transcrições de 33 de sessões de terapia familiar (três casos) que foram realizadas em um Hospital-Dia. Estes materiais serão analisados a partir de técnicas de análise do discurso construcionista sociais, que entendem a linguagem em seu caráter performático. A análise focará no entendimento de como a ampliação das práticas clínicas é produzida no mais local dos níveis: os encontros clínicos nos serviços de saúde. Em última instância, tem como objetivo descrever recursos terapêuticos práticos para profissionais interessados em trabalhar em um enquadre crítico e transformador no cuidado em saúde mental no Brasil, ou seja, uma clínica ampliada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAMPAIO MARTINS, PEDRO PABLO; MCNAMEE, SHEILA; GUANAES-LORENZI, CARLA. Conversational Resources for Clinical Practice with Families: Social Construction in Action. AUSTRALIAN AND NEW ZEALAND JOURNAL OF FAMILY THERAPY, v. 38, n. 3, p. 433-445, . (13/15185-6, 15/11483-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.