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Cultura organizacional e internacionalização: como uma marca se adapta a diferentes culturas - um estudo de caso do programa De la clase a la cuenta

Processo: 15/09706-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Roseane Andrelo
Beneficiário:Jéssica de Oliveira Mugnatto
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação intercultural   Cultura organizacional   Relações públicas   Gestão de marcas   Pesquisa bibliográfica   Análise documentária   Relatos de casos

Resumo

O cenário altamente globalizado no qual estamos inseridos é caracterizado pelo dissolvimento das fronteiras geográficas, dado a facilidade de comunicar-se com pessoas em outros continentes, pela competitividade que aumenta a cada dia e pelas organizações preocuparem-se com o diálogo entre elas e seus públicos, uma vez que são eles quem ditam o êxito ou o fracasso de uma marca. A interatividade entre diferentes culturas torna necessária a existência de uma nova maneira de administrar: é imprescindível um olhar estratégico que saiba criar novas formas de se relacionar, considerando pessoas advindas de diferentes culturas e dialogando, por vezes, mediadas por tecnologias. É neste contexto que se insere o presente projeto, cujo principal objetivo é traçar diretrizes para planos de comunicação organizacional voltados ao diálogo intercultural. Para tanto, será realizado um estudo de caso da marca "De la clase a la cuenta - Da classe ao mercado", projeto educacional realizado por meio de parceria entre a Universidade de Sevilha, na Espanha, e a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", no Brasil. A questão que move o trabalho é compreender como se deu a internacionalização do projeto, abordando quais adaptações foram necessárias para aproximação com o público brasileiro. A metodologia constará de duas etapas: 1) levantamento bibliográfico sobre globalização; impacto das tecnologias da informação e comunicação; formação da imagem e identidade corporativa; cultura organizacional e diálogo intercultural; 2) estudo de caso da marca "De la clase a la cuenta", por meio da análise de documentos, do site e das mídias sociais do projeto, de entrevistas com os gestores da Espanha e do Brasil e com os alunos brasileiros que participaram da primeira edição na Unesp e com os alunos espanhóis que participaram da 20ª edição do programa, ano em que houve a internacionalização e contato com a cultura brasileira.

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