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Análise de fadiga numérica e experimental de virabrequins leves

Processo: 15/10310-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Acordo de Cooperação: Peugeot Citroën
Pesquisador responsável:Marco Lucio Bittencourt
Beneficiário:Eduardo Augusto Barros de Moraes
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/50238-3 - Estudo conceitual de um motor avançado a etanol, AP.BIOEN.CPE
Assunto(s):Métodos numéricos   Método dos elementos finitos   Simulação por computador   Fadiga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Elementos Finitos | fadiga | Simulação Computacional | Virabrequins | Métodos Numéricos

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivos principais a análise de fadiga em virabrequins leves submetidos a esforços de flexão e torção. Esta análise será primeiramente realizada de forma numérica, através do desenvolvimento de metodologia para implementação do método dos elementos finitos. Para realizar as simulações, será utilizada ferramenta comercial de análise, Ansys-Workbench. Posteriormente, serão realizados ensaios experimentais de fadiga. Nesta etapa, será desenvolvido um aparato experimental adequado aos ensaios dinâmicos a serem realizados. Em seguida, protótipos dos virabrequins leves serão fabricados por prototipagem rápida e em seguida montados e instrumentados devidamente. Então as análises de fadiga serão realizadas com o aparato experimental projetado e os resultados correlacionados com os resultados obtidos numericamente. Este projeto é parte do Projeto FAPESP "Centro de Pesquisas em Engenharia "Prof. Urbano Ernesto Stumpf" " de processo 13/50238-3. (AU)

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Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHIARELLI, L. R.; FUMES, F. G.; BARROS DE MORAES, E. A.; HAVEROTH, G. A.; BOLDRINI, J. L.; BITTENCOURT, M. L.. Comparison of high order finite element and discontinuous Galerkin methods for phase field equations: Application to structural damage. COMPUTERS & MATHEMATICS WITH APPLICATIONS, v. 74, n. 7, p. 1542-1564, . (15/20188-0, 15/10310-2, 13/50238-3)
BOLDRINI, J. L.; BARROS DE MORAES, E. A.; CHIARELLI, L. R.; FUMES, F. G.; BITTENCOURT, M. L.. A non-isothermal thermodynamically consistent phase field framework for structural damage and fatigue. COMPUTER METHODS IN APPLIED MECHANICS AND ENGINEERING, v. 312, p. 33-pg., . (13/50238-3, 15/10310-2)
BOLDRINI, J. L.; BARROS DE MORAES, E. A.; CHIARELLI, L. R.; FUMES, F. G.; BITTENCOURT, M. L.. A non-isothermal thermodynamically consistent phase field framework for structural damage and fatigue. COMPUTER METHODS IN APPLIED MECHANICS AND ENGINEERING, v. 312, n. SI, p. 395-427, . (15/10310-2, 13/50238-3)
GEOVANE A. HAVEROTH; EDUARDO A. BARROS DE MORAES; JOSÉ L. BOLDRINI; MARCO L. BITTENCOURT. Comparison of semi and fully-implicit time integration schemes applied to a damage and fatigue phase field model. LATIN AMERICAN JOURNAL OF SOLIDS AND STRUCTURES, v. 15, n. 5, . (15/10310-2, 15/20188-0, 13/50238-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAES, Eduardo Augusto Barros de. Numerical and experimental fatigue analysis of crankshafts. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica Campinas, SP.

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