Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática de Pristimantis: explorando os caracteres morfológicos (Amphibia, Anura, Brachycephaloidea)

Processo: 15/14959-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 12 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Taran Grant
Beneficiário:Mariane Targino Rocha
Supervisor no Exterior: John Douglas Lynch
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidad Nacional de Colombia (UN), Colômbia  
Vinculado à bolsa:12/09401-5 - Análise filogenética de Pristimantis Jiménez de la Espada, 1870, um gênero megadiverso de anfíbios (Anura, Terrarana, Craugastoridae), BP.DR
Assunto(s):Craugastoridae   Morfologia animal

Resumo

O gênero Pristimantis, composto por sapos neotropicais de desenvolvimento direto, é o maior gênero de vertebrados, com quase 500 espécies distribuídas nas américas Central e do Sul. Recentemente foram publicadas análises moleculares de anfíbios que incluíram representantes do gênero, e nelas ficou evidente o não monofiletismo de grupos de espécies propostos anteriormente baseados em dados morfológicos, além da falta de estabilidade nas relações internas. Atualmente, Pristimantis possui 11 grupos de espécies, porém a maioria de suas espécies não encontra-se alocada em grupos. O projeto de tese da presente aluna tem como objetivo uma análise filogenética para o gênero baseada em caracteres moleculares e morfológicos. Para tanto, já foram sequenciados 450 terminais, o que triplica o número de terminais amostrados em análises filogenéticas prévias. O objetivo geral do presente projeto de estágio no exterior é realizar o estudo morfológico de espécies do gênero que representem a diversidade de clados encontrados em análises realizadas no decorrer do projeto de doutorado, onde foram adicionadas muitas espécies pela primeira vez. Com isso, pretende-se confeccionar uma matriz morfológica com ênfase nos conjuntos de caracteres morfológicos utilizados previamente na literatura para diagnosticar espécies e definir grupos de espécies em Pristimantis e gêneros em Brachycephaloidea, com objetivo de posteriormente fazer uma análise de evidência total para o gênero. O estágio será realizado no Laboratório de Herpetologia do Instituto de Ciencias Naturales, em Bogotá, Colômbia, onde encontram-se depositadas na coleção muitas espécies do gênero, uma vez que a Colômbia é o país com maior diversidade de Pristimantis. O estudo será realizado sob supervisão do Dr. John Lynch, o curador da coleção e o maior especialista deste grupo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.