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Um estudo de problemas de planejamento em cadeias de suprimentos sustentáveis

Processo: 14/27334-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Mariá Cristina Vasconcelos Nascimento Rosset
Beneficiário:Camila Pereira dos Santos Tautenhain
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/10133-0 - Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes e programação da produção, e suas integrações em contextos industriais e logísticos, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):16/02203-4 - Um estudo de problemas de planejamento em cadeias de suprimentos sustentáveis, BE.EP.MS
Assunto(s):Cadeia de suprimentos   Gases do efeito estufa   Impactos ambientais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cadeias de suprimentos sustentáveis | Emissão de gases do efeito estufa | Lyfe cycle assessment | Problemas de otimização multiobjetivo | Otimização

Resumo

O planejamento de cadeias de suprimentos envolve o estudo de todas as etapas relacionadas à produção de um produto, visando maximizar algum critério econômico como, por exemplo, o lucro. O processo de produção de um produto, contudo, gera impactos ambientais, como, por exemplo, dispêndio de energia, uso de água e emissão de gases do efeito estufa. Apesar disso, tradicionalmente, o planejamento de cadeias de suprimentos não leva em consideração os impactos ambientais causados pelo processo de produção de um produto. Entretanto, os consumidores e os governos têm investido cada vez mais em sustentabilidade, um dos motivos para o surgimento das cadeias de suprimentos sustentáveis. O problema de planejamento de cadeias de suprimentos sustentáveis objetiva, além da maximização do critério econômico, minimizar o impacto ambiental causado para a produção do produto. Pretende-se com esse projeto apresentar um estudo e desenvolver um método para minimizar o impacto ambiental e maximizar o aspecto econômico. Neste trabalho, o impacto ambiental será avaliado pela emissão de gases do efeito estufa, pela quantidade de dióxido de carbono emitida. Espera-se que o algoritmo proposto, além de eficiente, encontre soluções viáveis para estudos de caso e competitivas com o estado da arte. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JALAL, AURA M.; TOSO, ELI A. V.; TAUTENHAIN, CAMILA P. S.; NASCIMENTO, MARIA C. V.. An integrated location-transportation problem under value-added tax issues in pharmaceutical distribution planning. EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS, v. 206, p. 17-pg., . (13/07375-0, 17/07236-0, 14/27334-9, 15/21660-4)
TAUTENHAIN, CAMILA P. S.; BARBOSA-POVOA, ANA PAULA; MOTA, BRUNA; NASCIMENTO, MARIA C. V.. An efficient Lagrangian-based heuristic to solve a multi-objective sustainable supply chain problem. European Journal of Operational Research, v. 294, n. 1, p. 70-90, . (13/07375-0, 14/27334-9, 16/02203-4)

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