Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica secular rotacional de sistemas quase binários: Plutão-Caronte

Processo: 14/27322-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia de Posição e Mecânica Celeste
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Tadashi Yokoyama
Beneficiário:Leonardo Di Schiavi Trotta
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Rotação   Satélites

Resumo

Acredita-se que Plutão-Caronte esteja num duplo sincronismo (1:1). É um sistema muito particular: Plutão tem excentricidade 0.2 similar à de Mercúrio mas este está num sincronismo 3:2. A obliquidade de Plutão é retrógrada (varia entre 103 a 128 graus), sendo que a de Mercúrio é quase constante e nula. Ao contrário de muitos autores, estudaremos este problema com variáveis de Andoyer, no espaço 3D e ainda tomaremos Plutão e Caronte como 2 corpos livres, separados (não um alteres). Isto permite estudar o problema do duplo sincronismo (1:1). Também será possivel ver que sincronismo spin-órbita, de qualquer ordem 1:1, 3:2, etc, na ausência de marés, só faz sentido se C22 é não nulo. Como Plutão e Caronte serão independentes, será possível estudar a variação do equador de cada um deles e também à distâncias diversas bem como o efeito de cada um sobre seu par. A metodologia que desenvolveremos, serve também para o caso 3:2, com a diferença que agora o número de cossenos aumenta significativamente (cada um dos casos envolvem vários milhares de termos). O potencial V deste caso também será obtido e a sua dinâmica comparada com o caso (1:1). Outro fato que também torna interessante esta investigação aqui proposta, é que em 2015 a missão New Horizons deve chegar a Plutão, ocasião em que novos dados e constantes do sistema serão coletados e poderão ser aproveitados para testar ou validar os resultados aqui esperados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TROTTA, Leonardo Di Schiavi. Modelo dinâmico 3-d para a evolução do sistema Plutão-Caronte. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.