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Gestão de recursos hídricos em territórios rurais: atores, tensões e hierarquias: uma comparação entre a experiência francesa e brasileira

Processo: 15/11360-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Rural
Pesquisador responsável:Rodrigo Constante Martins
Beneficiário:Alexsandro Elias Arbarotti
Supervisor no Exterior: Jean-Paul Billaud
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Laboratoire Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces (LADYSS), França  
Vinculado à bolsa:14/07281-8 - Disputas e hierarquias na construção da questão ambiental em assentamentos de reforma agrária, BP.DR
Assunto(s):Assentamento rural   Reforma agrária   Conservação dos recursos naturais   Questão agrária   Sustentabilidade   Consumo de água

Resumo

A proposta de estágio apresentada, compreende um período de doze meses, entre janeiro e dezembro de 2016, e tem como objetivo realizar uma comparação entre as experiências francesa e brasileira sobre o uso, disputas e hierarquias no acesso aos recursos ambientais em territórios rurais - em particular o recurso água. A pesquisa, em curso no Brasil, busca compreender como esses elementos aparecem em pequenas propriedades, de um assentamento de reforma agrária, que fazem margem ao reservatório de água da usina hidrelétrica de Promissão. Assim, o objetivo do estágio é aprofundar o conhecimento sobre a experiência francesa no que tange à gestão dos recursos hídricos em territórios rurais a título de identificar complementaridades e distanciamentos em relação Brasil, visto que o modelo brasileiro de governança do recurso tem como referência o modelo francês. Para tanto, a proposta de trabalho durante o período de estágio é realizar levantamento bibliográfico e documental que versa sobre esses temas, frequentar seminários, participar das discussões de pesquisa promovidas pelo laboratório, fazer visitas às propriedades rurais que possuem recursos hídricos e conhecer o funcionamento e a relação com as pequenas propriedades por parte dos órgãos de gestão das águas. (AU)

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