Bolsa 14/26410-3 - Literatura portuguesa, Poesia - BV FAPESP
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Senhoras da palavra: a apropriação da voz nas obras de Maria Teresa Horta e Ana Luísa Amaral

Processo: 14/26410-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 01 de novembro de 2017
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marlise Vaz Bridi
Beneficiário:Nicole Guim de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/09810-3 - Senhoras da Palavra: a apropriação da voz nas obras de Maria Teresa Horta e Ana Luísa Amaral: etapa de estágio em Portugal, BE.EP.MS
Assunto(s):Literatura portuguesa   Poesia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ana Luísa Amaral | autoria feminina | Literatura Portuguesa | Maria Teresa Horta | poesia contemporânea | Salazarismo | Literatura Portuguesa

Resumo

A obra de Maria Teresa Horta é conhecida por problematizar as relações sociais e de gênero naturalizadas na nossa sociedade. O primeiro livro da autora, Minha Senhora de Mim, foi escrito em 1971 e recolhido pela censura portuguesa logo em seguida à sua publicação. Não poderia acontecer de outra maneira se atentarmos aos elementos que compõem a obra: poesia de temática erótica, escrita por uma mulher durante a ditadura salazarista. Nossa proposta para este trabalho é analisar a obra Minha Senhora de Mim em diálogo com o livro Minha Senhora de Quê?, de Ana Luísa Amaral, além de resgatar algumas cantigas de amigo nas quais possamos nos basear para observar se há ou não uma reconstrução paródica nos poemas de Minha Senhora de Mim e em Minha Senhora de Quê?. Partiremos do princípio de que o livro foi escrito por uma mulher durante a ditadura salazarista, regime que visava limitar a figura feminina ao espaço da vida privada, sem concorrer com o homem na esfera pública. Faremos, portanto, a contextualização histórica de Minha Senhora de Mim em diálogo com estas outras obras, para entendermos o motivo pelo qual uma mulher escrever poesia - e a temática desta poesia ser o próprio corpo - é tão ameaçador para qualquer tipo de governo - mas se torna ainda mais problemático nos regimes totalitários. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Nicole Guim de. Senhoras da palavra: a reivindicação da voz e do corpo nas obras de Maria Teresa Horta e Ana Luísa Amaral. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

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