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Afetividade e subjetividade: a construção de sentidos na educação de jovens e adultos

Processo: 15/05237-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Sérgio Antonio da Silva Leite
Beneficiário:Daniela Gobbo Donadon Gazoli
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento humano   Ensino e aprendizagem   Subjetividade   Afetividade

Resumo

O presente projeto de pesquisa propõe-se a estudar como os impactos afetivos produzidos por práticas pedagógicas são internalizados nas zonas de sentido, construindo novos significados e modificando a identidade subjetiva de alunos adultos em processo de alfabetização. O trabalho de pesquisa neste campo foi iniciado durante a graduação, com Iniciação Científica e TCC, e aprofundado no mestrado, tais pesquisas foram desenvolvidos na Faculdade de Educação da UNICAMP. No doutorado, pretende-se identificar a repercussão da construção de novos sentidos e significados decorrentes do processo de inserção nas práticas sociais de leitura e escrita, resultando em novas constituições subjetivas para os sujeitos adultos. Toma por base a abordagem histórico-cultural, pautando-se em dois conceitos importantes da teoria de Vygotsky (1998) - sentidos e significados - visando delinear uma compreensão da forma como a afetividade integra-se ao processo de desenvolvimento humano, principalmente na construção dos sentidos, individuais e únicos para cada pessoa, constitutivos da sua identidade subjetiva, impactando nos significados, socialmente compartilhados. Pauta- se, igualmente, nas contribuições de Wallon (1968) para o estudo da dimensão afetiva humana. A coleta de dados será baseada na metodologia qualitativa, com a realização de entrevistas e com o procedimento de autoscopia, no qual o sujeito confronta-se com sua imagem videogravada e é incentivado, pelo pesquisador, a verbalizar sobre os sentimentos vivenciados na situação em tela, gerando os dados primários. Tais dados serão transcritos e agrupados em núcleos de significação, propondo-se a identificar os diversos sentidos construídos pelos sujeitos no processo vivenciado. Pretende-se, igualmente, abordar como a construção de novos sentidos e significados para alunos adultos em processo de alfabetização, resulta em uma compreensão de si como sujeitos ativos e capazes, tornando-os fatores potenciais de transformação em suas comunidades. A partir de tal proposta, pode-se sinalizar a relevância do estudo por corroborar com concepções que defendem a educação como instrumento de mudança de uma realidade social injusta.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GAZOLI, Daniela Gobbo Donadon. Afetividade e subjetividade: a construção de sentidos na educação de jovens e adultos. 2020. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.

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