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Análise de influência eletromagnética baseada em elementos finitos para a determinação de região segura para a operação de Veículos Aéreos Não Tripulados

Processo: 15/11260-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Ricardo Augusto Souza Fernandes
Beneficiário:Geison Willian Machado
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeronaves não tripuladas   Veículos aéreos não tripulados   Circuitos eletrônicos   Sistemas de distribuição de energia elétrica   Interações eletromagnéticas   Eletromagnetismo   Modelagem tridimensional   Modelagem computacional   Método dos elementos finitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Elementos Finitos | Eletromagnetismo | Inspeção de Rede de Distribuição de Energia Elétrica | Veículos Aéreos Não Tripulados | Veículo Aéreo Não Tripulado

Resumo

Este projeto de iniciação científica possui como objetivo principal o desenvolvimento de um modelo computacional que possa ser empregado na simulação e análise pelo Método de Elementos Finitos, o qual deve ser capaz de determinar uma região segura de operação para os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) empregados no monitoramento de redes aéreas de distribuição de energia elétrica. Para tanto, os elementos finitos serão utilizados em análises do campo eletromagnético gerado ao redor dos cabos condutores. Dessa forma, o modelo deverá levar em consideração a geometria e o material dos componentes das linhas áreas de distribuição de energia elétrica para que seja possível a obtenção do perfil e magnitude do campo. Consequentemente, será possível determinar a influência do campo eletromagnético em relação aos circuitos eletrônicos utilizados nos VANTs. Neste sentido, será empregado um software destinado tanto à simulação e análise de elementos finitos quanto à modelagem tridimensional (CAD) dos componentes da rede de distribuição de energia elétrica. Por fim, deve-se estabelecer a região segura de operação para VANTs comerciais, bem como a confiabilidade de seus circuitos eletrônicos em termos de imunidade a campos eletromagnéticos.

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