Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da expressão de let7 e lin28 e os efeitos relacionados a homeostase da glicose em prole de mães obesas

Processo: 15/01947-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 17 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Adriana Souza Torsoni
Beneficiário:Laís Angélica de Paula Simino
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):MicroRNAs   Obesidade

Resumo

Nas últimas décadas, a obesidade adquiriu características de epidemia e entre as mulheres, essa doença se torna mais preocupante. Mudanças decorrentes do desenvolvimento no período embrionário e de lactação, como falta ou excesso de nutrientes, podem levar a um fenômeno conhecido como programação metabólica. A epigenética tem sido demonstrada como um importante fator de relação entre o ambiente intrauterino e o metabolismo da prole e, dentre as modificações epigenéticas existentes, os microRNAs desempenham papel fundamental, participando na regulação pós-transcricional de diversas proteínas. Let-7 foi um dos primeiros microRNAs a serem descobertos e estudos recentes têm apontado a possível participação de Let-7 e Lin28, proteína que modula a expressão desse miRNA, na homeostase energética. A superexpressão de Lin28 e diminuição de Let-7 em modelo animal é capaz de aumentar a captação de glicose através de uma melhor sinalização na via da insulina, envolvendo as proteínas PI3K e m-TOR, além de diminuição na massa adiposa e melhora na sensibilidade à insulina em tecidos periféricos. Sendo assim, nosso objetivo é investigar a hipótese de que a obesidade materna modula a expressão de Let-7 e Lin-28 na prole e que essa modulação pode ser responsável por alterações na homeostase da glicose e no metabolismo oxidativo em filhos de mães obesas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE PAULA SIMINO, LAIS ANGELICA; PANZARIN, CAROLINA; TORSONI, MARCIO ALBERTO; IGNACIO-SOUZA, LETICIA MARTINS; MILANSKI, MARCIANE; TORSONI, ADRIANA SOUZA. Maternal resistance to diet-induced obesity partially protects newborn and post-weaning male mice offspring from metabolic disturbances. JOURNAL OF DEVELOPMENTAL ORIGINS OF HEALTH AND DISEASE, v. 12, n. 4, p. 660-670, AUG 2021. Citações Web of Science: 2.
SIMINO, LAIS A. P.; PANZARIN, CAROLINA; FONTANA, MARINA F.; DE FANTE, THAIS; GERALDO, MURILO V.; IGNACIO-SOUZA, LETICIA M.; MILANSKI, MARCIANE; TORSONI, MARCIO A.; ROSS, MICHAEL G.; DESAI, MINA; TORSONI, ADRIANA S. MicroRNA Let-7 targets AMPK and impairs hepatic lipid metabolism in offspring of maternal obese pregnancies. SCIENTIFIC REPORTS, v. 11, n. 1 APR 26 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.