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Trajetórias profissionais de educadores matemáticos e suas ações de insubordinação ao ensinar probabilidade e estatística

Processo: 15/05158-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 10 de agosto de 2015
Vigência (Término): 09 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Celi Aparecida Espasandin Lopes
Beneficiário:Celi Aparecida Espasandin Lopes
Anfitrião: Beatriz Silva D Ambrosio
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Miami University, Estados Unidos  
Assunto(s):Educação matemática   Ensino fundamental

Resumo

Esta proposta tem o objetivo de mapear e analisar narrativas orais e escritas, identificando ações insubordinadas reveladas por professores que ensinam Matemática e discutir como essas atitudes, incorporadas à prática docente, contribuíram para a efetivação do ensino de Probabilidade e Estatística em suas aulas de Matemática no Ensino Fundamental. O termo "insubordinação criativa" refere-se às quebras de regras que profissionais assumem, ao buscar proteger aqueles a quem prestam serviços e possibilitar a eles melhores condições. Concebe-se a experiência como pessoal e social, e discutem-se as ações de insubordinação criativa a partir das imagens que o professor cria e narra sobre suas práticas. Trata-se de uma pesquisa (auto)biográfica que toma as narrativas de si como práticas de formação e autoformação, visando investigar a reflexividade autobiográfica e suas repercussões nos processos de constituição da subjetividade e da inserção social do sujeito. Consideram-se o conhecimento e a prática dos professores como expressos em histórias sociais e individuais corporificadas, e, a partir daí, toma-se a unidade narrativa para pensar de maneira mais detalhada e informativa sobre o construto geral das trajetórias das vidas profissionais. Será utilizada a análise holística da forma para encontrar a melhor expressão para as tramas expressas nos relatos. A expectativa é de que se evidenciem aspectos da prática docente que sejam indicadores significativos para o ensino e aprendizagem da Probabilidade e da Estatística nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental em escolas públicas.

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