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Índios de lona preta: uma etnografia de acampamentos Kaiowá em Dourados (MS)

Processo: 15/06850-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Rural
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Nashieli Cecilia Rangel Loera
Beneficiário:Elis Fernanda Corrado
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Índios   Sociabilidade   Acampamentos   Territorialidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acampamentos | kaiowá | modos de circulação e de mobilidade | sociabilidade | Territorialidade | processos de territorialidade

Resumo

Desde os anos 1990, as ocupações de terra e montagem de acampamentos conhecidos como "de lona preta" se tornaram uma das formas de demandar desapropriação e distribuição de terra ao Estado brasileiro. Nos últimos 30 anos, esta forma de reivindicação havia sido associada a trabalhadores rurais sem-terra. No entanto, indígenas Kaiowá da região de Dourados, no sul do Mato Grosso do Sul, também têm se utilizado dessa linguagem de demanda para reivindicar terras consideradas por eles como tekoha, isto é, como seus territórios ou espaços de vida tradicionais. O objetivo desse projeto é, tendo como lócus dois acampamentos localizados no município de Dourados, refletir sobre as características dessa "linguagem" simbólica entre os Kaiowá; os significados que os acampamentos têm para os acampados e sua relação com seus modos de circulação e mobilidade como fundamental na formação de novos acampamentos. Trata-se de uma continuidade às pesquisas anteriormente realizadas na minha iniciação científica, agora com o objetivo de ampliar as análises sobre essa realidade empírica, propondo dialogar com categorias plásticas, como o conceito de vicinalidade de David Webster e a noção de casa, proposta inicialmente por Lévi-Strauss, bem como refletir sobre a permeabilidade de dois campos de estudo: Etnologia Indígena e Estudos Rurais. (AU)

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