Busca avançada
Ano de início
Entree

A avaliação e o desenvolvimento de habilidades de pensamento de ordem superior assistida por computador e vídeo no ensino da avaliação de preferências para professores de crianças com autismo

Processo: 15/03951-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Liliane Denise da Silva
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno autístico   Análise do comportamento   Pensamento crítico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autismo | Avaliação de preferência | capacitação | Modelo Hierárquico de Complexidade | Pensamento Crítico de Ordem Superior | Treinamento informatizado | Análise do Comportamento

Resumo

A característica fundamental da educação superior e das intervenções efetivas por parte do corpo docente é o uso de pensamento crítico de ordem superior. Entretanto, poucos métodos de avaliação são confiáveis, tornando a validação das medidas impossível. Pesquisas recentes indicam que o Modelo Hierárquico de Complexidade pode ser usado de maneira confiável, e portanto potencialmente válida. Uma área da educação que vem ganhando importância é o desenvolvimento de treinamento para aqueles que trabalham com indivíduos no espectro do autismo. Nesta proposta de projeto de pesquisa, são descritos dois estudos que podem levar a inovações no desenvolvimento e avaliação de material de treinamento para ensinar profissionais e cuidadores a conduzir avaliações de preferência em Análise do Comportamento Aplicada. Avaliações de preferência são uma peça fundamental da Análise do Comportamento Aplicada, já que identificar o que irá funcionar efetivamente como reforcem intervenções intensivas é um processo em constante aprimoramento que forma a base destes programas. Programas de Análise do Comportamento Aplicada são necessariamente concebidos como programas intensivos nos quais os profissionais trabalham em estreita colaboração com um cliente ou estudante por 20 a 40 horas semanais. Sempre que for possível, quanto antes for feita a intervenção, melhor será o resultado de capacitar a criança para reintegrar-se dentro de salas de aula regulares e tornar-se um membro produtivo da sociedade. Em países onde os programas são fornecidos, eles são tipicamente supervisionados por pessoas credenciadas como analistas de comportamento certificados por conselho (BCBA) e supervisionados pelo conselho de certificação dos analistas de comportamento (BACB). Atualmente, há uma falta muito grande de profissionais com conhecimento especializado nesta área no Brasil. Dada esta escassez, torna-se imprescindível desenvolver programas que levem a resultados comprovados e que conduzam ao treinamento de profissionais capazes de aplicar intervenções de Análise do Comportamento Aplicada a crianças autistas no Brasil. Este projeto dará prosseguimento a pesquisas nessa área conduzidas previamente no Canadá e nos Estados Unidos, será realizado em duas fases: (a) Primeiramente, no Estudo 1, capacitamos os estudantes para usar o método de avaliação; e (b) subsequentemente, no Estudo 2, usamos os materiais de pesquisas anteriores e do Estudo 1 para conduzir uma avaliação dos efeitos dos métodos de apresentação online e em vídeo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)