Busca avançada
Ano de início
Entree

(Re)interpretações das intersecções entre o processo de racialização e as relações de gênero nas culturas infantis entre as crianças de 0-3 anos em creche

Processo: 15/02464-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Ana Lucia Goulart de Faria
Beneficiário:Flavio Santiago
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/25474-3 - Despropósitos antropofágicos: contribuições dos estudos italianos para pensar pedagogias das infâncias descolonizadoras, BE.EP.DR
Assunto(s):Educação infantil   Relações de gênero
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:creche | crianças pequenininhas | Culturas Infantis | Educação Infantil | racialização | Relações de gênero | Educação Infantil

Resumo

O presente projeto de doutoramento tem como objetivo contribuir com os estudos referentes à produção das culturas infantis, explorando os aspectos relativos a (re)interpretações das intersecções entre o processo de racialização e as relações de gêneros produzidas por crianças pequenininhas de 0 a 3 anos na esfera pública, no coletivo infantil de creches. Trata-se de uma etnografia a ser realizada em uma creche pública da região metropolitana de Campinas, a pesquisa utilizará como instrumentos metodológicos o registro em caderno de campo, entrevistas, filmagens. O objeto de pesquisa será analisado com base nos pressupostos da pedagogia e ciências sociais, centrado nos estudos, pensamentos e teorias referentes as relações raciais, relações de gênero e da pedagogia da educação infantil. Ao final da pesquisa objetiva-se mostrar/ apresentar elementos relativos a compreensão das (re)interpretações de meninos pequeninhos e meninas pequeninhas, negros e não-negros, frente as construções racistas-sexistas das desigualdades, colaborando diretamente com a formação docente e com a pedagogia da infância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLAVIO SANTIAGO; ANA LÚCIA GOULART DE FARIA. FEMINISMO NEGRO E PENSAMENTO INTERSECCIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA AS PESQUISAS DAS CULTURAS INFANTIS. Educação & Sociedade, v. 42, . (15/02464-0)
FLÁVIO SANTIAGO. Branquitude e creche: inquietações de um pesquisador branco. Educ. rev., v. 35, n. 76, p. 305-330, . (15/02464-0, 16/25474-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTIAGO, Flavio. Eu quero ser o sol!: (re) interpretações das intersecções entre as relações raciais e de gênero nas culturas infantis entre crianças de 0 à 3 anos em creche. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.