Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunicação reticular e as plataformas telemáticas na gestão de cursos para o ensino superior

Processo: 15/03575-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Célia Maria Retz Godoy dos Santos
Beneficiário:Jonathan Hanan Bosso
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/20923-1 - Comunicação reticular e as plataformas telemáticas na gestão de cursos para o ensino superior, BE.EP.IC
Assunto(s):Comunicação digital   Tecnologias digitais   Gestão da informação   Plataforma (computação)   Telemática   Ensino superior   Métodos de ensino   Pesquisa de opinião

Resumo

O estudo tem por finalidade investigar e discutir a comunicação digital e sua influencia no processo de gestão de cursos para ensino superior, especialmente no curso de extensão do Programa da Classe ao Mercado desenvolvido em parceria entre a Faac-Unesp e a Universidade de Sevilha na Espanha. A implantação dos serviços telemáticos mediante o uso de ferramentas tecnológicas aplicadas a gestão do ensino superior tem contribuído significativamente para o melhoramento e agilidade dos processos gerenciais, a partir das plataformas telemáticas. Todavia não discute atentamente a adaptação desta ambiência digital a qual modifica a própria arquitetura do processo informativo, realizando a substituição da forma frontal de repasse das informações por outra reticular, interativa e colaborativa. Este estudo pretende observar esta interação e impacto deste processo no ensino aprendizagem, consequência desta inovação tecnológica que altera o modo de comunicar e seus significados, estimulando, ao mesmo tempo, inéditas práticas interativas nas plataformas digitais de gestão dos cursos, sejam eles de graduação, extensão ou especialização. O objetivo é analisar o uso e os resultados de uma plataforma de comunicação digital interativa aplicada na gestão do Curso "Da Classe ao Mercado" atuando junto a estudantes, docentes coordenadores e técnicos administrativos de ambas as universidade - não apenas no âmbito tecnológico e informativo, mas contribuindo para o desenvolvimento de aspectos formativos, sociais, sensoriais e interculturais, valendo-se de uma perspectiva dialética que compreenda a técnica como algo agregado ao ensino, mediante metodologia ativa de aprendizado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)