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Eficácia de um programa de atividade motora no perfil psicomotor de alunos com transtorno de aprendizagem

Processo: 15/04034-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Ligia Maria Presumido Braccialli
Beneficiário:Priscila Mendes Bertassello
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Transtornos de aprendizagem   Desempenho psicomotor   Desenvolvimento motor   Atividade motora   Análise espaço-temporal   Psicomotricidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Psicomotricidade | transtorno de aprendizagem | Educação Especial

Resumo

Transtorno de aprendizagem (T.A) é um diagnóstico diferencial da dislexia do desenvolvimento e da dificuldade de aprendizagem. De acordo com a literatura, 50% das crianças com problemas de aprendizagem apresentam déficits no desenvolvimento da coordenação motora, levando a alterações no desenvolvimento psicomotor. Diante do exposto, será que um programa de atividades poderia melhorar as habilidades psicomotoras de crianças com transtorno de aprendizagem? Objetivo: Verificar a eficácia de um programa de atividades para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras em crianças com transtorno de aprendizagem. Método: Participarão da pesquisa 15 crianças com idade entre 6 e 10 anos com diagnóstico de transtorno de aprendizagem e que apresentem déficit nas habilidades psicomotoras. Os dados serão coletados por meio de avaliação psicomotora com utilização da Escala de Desenvolvimento Motor (Rosa Neto, 2002). As avaliações serão realizadas antes de iniciar o programa de intervenção e no encerramento do programa de intervenção. O programa de intervenção consistirá de atividades lúdicas para o desenvolvimento de motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, imagem corporal, ritmo, lateralidade e organização espaço-temporal, realizadas uma vez por semana por 30 minutos durante 16 sessões. Será realizada análise estatística descritiva para caracterização dos participantes do estudo. A verificação da normalidade dos dados será realizada por meio do teste de Shapiro-Wilk. Serão realizados testes estatísticos específicos para comparar a pontuação obtida antes e após a intervenção, adotando para todos os testes, o nível de significância de 5% de probabilidade para a rejeição da hipótese de nulidade.

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