Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do processo de implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: indicadores de monitoramento e avaliação

Processo: 15/10456-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Luís Eduardo Batista
Beneficiário:Priscila Caccer Tomazelli
Instituição-sede: Instituto de Saúde (IS). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/24630-6 - Avaliação do processo de implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: indicadores de monitoramento e avaliação, AP.R
Assunto(s):Relações raciais   Avaliação de políticas   Políticas públicas de saúde

Resumo

Como acompanhar, monitorar e avaliar a implementação da Política Nacional de Saúde da População Negra (PNSIPN)? Será que a existência de área técnica de saúde da população negra, indicadores desagregados por raça/cor nos instrumentos de gestão facilitam a implementação da PNSIPN? Revisão da literatura destaca os temas e as estratégias utilizadas ao se realizar avaliação de políticas e programas de saúde, e evidenciam, a utilização de: análise das diretrizes dos programas e políticas; avaliação dos eixos de atendimento da política; avaliação da participação popular; indicadores de monitoramento e saúde como as principais estratégias para se avaliar Políticas. Esse estudo tem como objetivo investigar como a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra está sendo implementada, identificar que indicadores podem ser utilizados para monitorar e avaliar a Política. Para desenvolver o estudo, os pesquisador@s se utilizarão das seguintes estratégias: levantamento das ações realizadas por secretarias municipais e estaduais que implementaram a PNSIPN; realização de oficinas de análise de indicadores de morbidade e mortalidade; oficinas de avaliação de políticas e programas e indicadores de enfrentamento ao racismo. Resultado esperado: A partir dessa análise pretendemos, produzir um site com as experiências dos municípios e estados que implantaram a PNSIPN e elaborar uma relação de indicadores que possam ser utilizados para subsidiar a implementação, monitorar e avaliar a PNSIPN. Projeto de pós-doutorado do proponente. Recursos necessários: R$. 132.568,41 - Recursos a serem solicitados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP. Duração do projeto: 24 meses. Aspectos éticos - o projeto de pesquisa foi cadastrado na Plataforma Brasil da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), sob o número CAEE 25255114.3.0000.5392; comprovante 004383/2014. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUÍS EDUARDO BATISTA; SÔNIA BARROS; NAIARA GAJO SILVA; PRISCILA CACCER TOMAZELLI; ALEXANDRE DA SILVA; DENISE RINEHART. Indicadores de monitoramento e avaliação da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Saúde e Sociedade, v. 29, n. 3, p. -, 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.