Busca avançada
Ano de início
Entree

Teóricos políticos e propostas constitucionais na Inglaterra (1645-1697)

Processo: 15/05521-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Teoria Política
Pesquisador responsável:Eunice Ostrensky
Beneficiário:Eunice Ostrensky
Anfitrião: Kinch Hoekstra
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of California, Berkeley (UC Berkeley), Estados Unidos  
Assunto(s):Cidadania   Constituição   Inglaterra

Resumo

O projeto enfoca diferentes escritos políticos publicados na Inglaterra, ao longo da segunda metade do século XVII, nos quais formas variadas de legislação, instituições e modos de governar foram desenvolvidos para superar a inédita crise de soberania ocasionada pelas guerras civis. Essas formas podem ser designadas de "propostas constitucionais" não apenas porque elas emergem como alternativas à falência da Antiga Constituição, como ainda porque pretendem ser o ato de fundação de uma nova sociedade política. Desse ângulo, pretende-se examinar o Acordo do Povo, elaborado pelos levellers, o Leviatã, de Thomas Hobbes, Oceana, de James Harrington, As Constituições Fundamentais da Carolina e Ensaio sobre a Legislação Assistencial, ambos de John Locke, e outras obras que puderem ser relevantes para a pesquisa. Esses textos permitem ver como se forjaram teorias políticas mais ou menos abstratas em resposta às ambições e contingências dos atores políticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OSTRENSKY, EUNICE. The Levellers' Conception of Legitimate Authority. ARAUCARIA-REVISTA IBEROAMERICANA DE FILOSOFIA POLITICA Y HUMANIDADES, v. 20, n. 39, p. 157-186, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.