Busca avançada
Ano de início
Entree

Validação e tradução do questionário Uterine Fibroid Symptom and Quality of Life do inglês para o português

Processo: 15/04039-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Luiz Gustavo Oliveira Brito
Beneficiário:Mayra Fernanda Sandoval Fagundes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ginecologia   Leiomioma   Qualidade de vida   Tradução   Validação de instrumentos de pesquisa   Inquéritos e questionários   Estudos prospectivos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:leiomioma uterino | Qualidade De Vida | Ufs-Qol | validação cultural | Ginecologia

Resumo

A leiomiomatose uterina é a patologia ginecológica mais comum no menacme. A avaliação da qualidade de vida dessas mulheres é extremamente importante, pois ajuda na escolha do melhor tratamento para esta doença. Porém, existe apenas um questionário específico para leiomiomas uterinos que visa avaliar esse conceito e está disponível apenas em língua inglesa. Nosso objetivo é traduzir e validar o questionário Uterine Fibroid Symptom and Quality of Life (UFS-QOL) para o português. Será realizado um estudo prospectivo, observacional, com amostragem mínima de 100 mulheres portadoras de leiomioma uterino, que realizarão tratamento no Ambulatório de Cirurgia Ginecológica e 50 mulheres no grupo controle (Ambulatório de Uroginecologia). Elas responderão o questionário UFS-QOL traduzido para o português por dois tradutores juramentados e análise de uma equipe de pesquisadores na área. Um teste piloto será aplicado para realizar pequenas adaptações à tradução. Espera-se que com esses resultados, tenhamos um questionário que avalie de forma adequada a qualidade de vida da mulher com leiomioma uterino no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUIZ GUSTAVO OLIVEIRA BRITO; DANIELA ALVES MALZONE-LOTT; MAYRA FERNANDA SANDOVAL FAGUNDES; PEDRO SÉRGIO MAGNANI; MARIANA ALVES FERNANDES AROUCA; OMERO BENEDICTO POLI-NETO; ANTÔNIO ALBERTO NOGUEIRA. Tradução e validação do questionário Uterine Fibroid Symptom and Quality of Life (UFS-QOL) para a língua portuguesa brasileira. São Paulo Medical Journal, v. 135, n. 2, p. 107-115, . (15/04039-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.