Busca avançada
Ano de início
Entree

Juntos? Um estudo sobre interação e performance na improvisação musical contemporânea

Processo: 14/24026-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Rogério Luiz Moraes Costa
Beneficiário:Miguel Eduardo Diaz Antar
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sonologia   Eficiência   Improvisação (música)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:clown | improvisação | Interação | música | performance | sonologia | Sonologia

Resumo

Com esta pesquisa desenvolvemos um estudo sobre a interação musical num contexto de improvisação contemporânea, observando comportamentos performáticos que se fundamentam na liberdade do ato e no pressuposto de criação colaborativa. As experimentações práticas necessárias para o desenvolvimento da presente pesquisa foram formuladas, primordialmente, na Orquestra Errante, um grupo experimental de improvisação musical ligado ao Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Nela, a cada encontro, os alunos e pesquisadores têm a possibilidade de desenvolver propostas que dialogam com as suas respectivas pesquisas sobre improvisação. De maneira complementar, outras experiências do pesquisador em grupos diferentes foram reunidas com vistas a exemplificar outras possibilidades de interação. Com relação ao arcabouço teórico que fundamenta a presente pesquisa, buscamos acionar as perspectivas mais amplas a respeito de performance, liberdade e interação nas artes, além de reflexões mais específicas sobre estratégias de criação e interação recorrente nas artes performáticas que se utilizam da improvisação, como a atividade clownesca. Partindo de uma análise dessas variadas plataformas de improvisação em que acontecem as performances e procurando detalhar os processos de troca e afeto entre os participantes, buscamos refletir sobre a ação recíproca entre os músicos envolvidos na improvisação musical. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANTAR, Miguel Eduardo Diaz. O clownprovisadorlivre: um estudo sobre interação e performance na livre improvisação musical. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.