Busca avançada
Ano de início
Entree

As virilidades de Júlio César: representações antigas e midiáticas

Processo: 15/03820-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:André Leonardo Chevitarese
Beneficiário:Victor Henrique da Silva Menezes
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cinema   Programa de televisão   Antiguidade   Roma Antiga   Sexualidade

Resumo

Ao fazer uso de fontes que contemplam desde os poemas de Catulo, os trabalhos do biógrafo Suetônio, até filmes como Júlio César (1953) e Cleópatra (1963), e de séries de TV como Roma (2005 - 2007) e Spartacus (2010-2013), esta pesquisa almeja analisar os discursos construídos na Antiguidade acerca da virilidade do estadista e general romano Júlio César (c. 100 - 44 a.C), e compará-los às suas diversas ressignificações nas produções cinematográficas e televisivas. A pesquisa explorará primeiramente como os autores clássicos trataram os rumores que diziam respeito às práticas sexuais e ações potencialmente impróprias de Júlio César e às brechas nos protocolos da masculinidade do mundo romano. Em seguida, o objetivo é estudar como os filmes e séries de TV ora escamotearam, ora explicitaram (ainda que só recentemente) uma possível oscilação de virilidade de César em alguns de seus comportamentos. Ciente da vasta amplitude de referências clássicas sobre César, esta pesquisa explorará os trabalhos de autores antigos que escreveram e discutiram com vagar sobre sua virilidade, e produções elaboradas ou financiadas pela indústria cinematográfica e televisiva norte-americana que tiveram grande sucesso de bilheteria e público. Ao considerar a relação entre História antiga, cinema e televisão como um campo profícuo para estudar os novos significados atribuídos aos personagens e eventos da Antiguidade, produções cinematográficas e televisivas são tomadas aqui como fontes pertinentes - suas diferenças contextuais respeitadas. As abordagens teóricas adotadas derivam dos conceitos associados às construções discursivas e aos usos e representações do passado, que se inserem no campo da História cultural. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENEZES, Victor Henrique da Silva. As masculinidades de Júlio César : recepções antigas e midiáticas. 2018. 242 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.