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Diálogos Ameríndios: uma experiência de escuta e registro de saberes indígenas

Processo: 15/10031-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Dominique Tilkin Gallois
Beneficiário:Maria Carolina Moraes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/26084-9 - Diálogos ameríndios: uma experiência de escuta e registro de saberes indígenas, AP.R
Assunto(s):Povos indígenas   Conhecimento   Construção do conhecimento   Difusão da informação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autobiografias Indígenas | Conhecedores Indígenas | Diálogos Ameríndios | Etnologia americanista | Modos de Saber | Modos de saber

Resumo

O presente projeto constitui-se como uma atividade do Centro de Estudos Ameríndios da Universidade de São Paulo- CEstA/USP. Trata-se de dar continuidade aos esforços de experimentar formas renovadas de interlocução com sujeitos indígenas, algo que vêm sendo buscado principalmente por meio dos "Diálogos Ameríndios", sessões de debate, feitas no espaço da universidade, entre os membros do CEstA e conhecedores indígenas convidados. Assim, a proposta é trazer ao CEstA três conhecedores indígenas (Jorge da Silva Kaiowá, Kasiripinã Wajãpi e Merekuku Apalay) e, num "diálogo ameríndio" prolongado e ampliado, pedir que falem de seus conhecimentos, de como aprenderam o que sabem. A observação e a escuta atenta das falas desses três convidados, cujas trajetórias e contextos são diversos, bem como o registro (audiovisual, escrito, etnográfico) de seus relatos e opiniões fornecerão aos membros do CEstA envolvidos no projeto, que possuem com os convidados relações previamente estabelecidas, a matéria para uma reflexão conjunta, a respeito de temas como autobiografias indígenas, a crescente demanda indígena por livros que registrem seus conhecimentos e modos de saber. A realização de tais encontros, propiciando uma oportunidade ímpar de aprendizagem e diálogo, contribuirá para a formação e as pesquisas de todos pesquisadores do CEstA. O registro escrito dos dizeres de cada um dos convidados na forma de livros, finalmente, contribuirá para a difusão de seus saberes, ignorados por jovens gerações de índios empenhados na formação escolar.

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