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A história da didática no I.E. Dr. Cardoso de Almeida - Botucatu-SP (1953-1975): um estudo por meio de manuais didáticos

Processo: 14/27226-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rosane Michelli de Castro
Beneficiário:Laiene Okimura Kadena
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Formação de professores   Material didático   Análise documentária

Resumo

Trata-se de projeto de pesquisa a ser desenvolvido no âmbito do programa de pesquisa "A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil - 1827-2011", do qual decorre o projeto de pesquisa com a mesma denominação, o qual tem como objetivo central identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Nesse sentido, o presente projeto apresenta como objetivo geral localizar, identificar, reunir, selecionar, sistematizar e analisar aspectos constitutivos da disciplina de Didática ou com corpos de saberes propriamente da Didática, do curso de formação de professores do I.E. "Cardoso de Almeida" (1953-1975), por meio dos manuais didáticos que teriam sido estudados pelos professores em formação inicial. Tal formulação se originou da crença de que, pesquisas que buscam sistematizar e analisar aspectos da história das disciplinas nas diversas instituições de formação de professores no Brasil contribuem para uma história dessas disciplinas no Brasil, para uma história da formação de professores no Brasil e, no limite, contribuem para uma história da educação no Brasil. Tendo iniciado suas atividades para formação de professores em 1911, a então Escola Normal Primária de Botucatu passou a manter um Curso Normal em 1916 em 1953, virou curso de formação de professores do Instituto de Educação - I.E. em 1976, Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau. E, então, que foi possível elaborar o seguinte questionamento: Quais saberes tidos como propriamente da Didática foram constituindo as disciplinas do curso de formação de professores no "Cardoso de Almeida", ou seja, se tornando propriamente escolares por meio das disciplinas, dentre elas, as de Didática, no curso de formação de professores, entre 1953 e 1975, período em que tal instituição passou a contar com seu Instituto de Educação? Daí a formulação deste projeto de pesquisa de iniciação científica, histórico e documental, quanto às fontes, baseado nos procedimentos de localização, identificação, reunião, seleção, sistematização e análise do corpus documental, a saber, os manuais didáticos que teriam sido estudados pelos professores em formação inicial.

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